10 Melhores dicas para poupar dinheiro

poupar dinheiro

Poupar dinheiro é sempre importante, mas em tempos de crise ainda mais. Ficam aqui as nossas 10 melhores dicas para poupar dinheiro.

 

1 – Poupe automaticamente

Crie uma conta de poupança e defina um valor mensal do seu ordenado que será enviado automaticamente para essa conta todos os meses. A maioria dos bancos já oferece este serviço, caso contrário, com um bocadinho de força de vontade pode você fazer esta poupança.

 

2 – Defina a prioridade das suas compras

Aqui a força de vontade é fundamental, mas se tem uma grande compra a fazer, como um carro, um electrodoméstico mais caro ou mesmo uma viagem, tem que conseguir poupar em compras mais baratas e desnecessárias no seu dia-a-dia. Lembre-se que a prioridade deve ditar as suas despesas.

 

3 – Abandone os hábitos mais caros

Existem hábitos que já fazem parte do nosso dia-a-dia e que são extremamente dispendiosos, sendo o mais habitual o tabaco. Se fuma, basta fazer as contas ao que pouparia se deixasse de fumar e vai com certeza chegar a um valor considerável. Outros pequenos hábitos como comprar snacks em bares, refrigerantes, etc. também acumulam ao longo do ano.

 

4 – Opte por passatempos mais baratos

Existem passatempos mais dispendiosos que outros, como coleccionar selos, moedas e outros artigos que tenham lançamento ou publicação regular. Isto obriga o coleccionador a estar a par dos lançamentos e a gastar quantias fixas todos os meses. Se conseguir deixar o seu vício, opte por colecções que não impliquem gastos regulares para que gaste dinheiro ao seu ritmo.

 

5 – Actividades físicas também emagrecem a carteira

Actividades físicas praticadas em ginásios ou que envolvam compra de equipamento podem ser uma despesa significativa. Uma forma de poupar é optar por alternativas gratuitas, principalmente actividades ao ar livre, como correr ou andar de bicicleta.

 

6 – Mais refeições caseiras

Se costuma comer fora muitas vezes, optar mais vezes por refeições caseiras vai com certeza poupar-lhe muito dinheiro. Se levar comida de casa para o trabalho, evitará também comer fora e poderá ainda ficar com o subsídio de alimentação para outras despesas, caso o receba.

 

7 – Faça uma lista de compras

Fazer uma lista de compras e segui-la à risca vai diminuir substancialmente as suas despesas no supermercado. É necessário resistir à tentação de levar outros produtos. Com o tempo compare os recibos e veja quanto dinheiro está a poupar. Esteja também atenta a promoções e copões de desconto em revistas e jornais.

 

8 – Poupe na televisão e comunicações

As empresas de televisão por cabo, internet e telefone competem ferozmente entre e si, e por isso pode aproveitar para comparar periodicamente os seus preços alterando para um serviço mais barato. Por vezes estas empresas fazem alguns descontos só para roubarem clientes à concorrência.

 

9 – Tente comprar a pronto

Para poupar dinheiro tente ter sempre algum dinheiro de reserva para compras de electrodomésticos ou outros aparelhos electrónicos a pronto. Quando paga a prestações, os juros acabam por aumentar consideravelmente o preço do produto.

 

10 – Objectivos a longo prazo motivam a poupar dinheiro

Para levar a cabo uma poupança eficaz ajuda ter em mente um objectivo a longo prazo, seja compra de casa, carro ou uma viagem de sonho. Saber que vai poder beneficiar no futuro ajuda a ultrapassar pequenos sacrifícios no dia-a-dia.

 

E você costuma poupar dinheiro? Tem alguma dica para partilhar?

Deixe-nos o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *