Escolha os electrodomésticos mais económicos

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

electrodomésticos mais económicosOs principais electrodomésticos da sua casa – frigoríficos, máquinas de lavar roupa e loiça – são os que mais contribuem para a sua conta de electricidade no final do mês. E se o seu frigorífico ou uma das suas máquinas de lavar tiver mais de uma década de vida, é seguro que está a gastar mais dinheiro e energia do que precisa.

Os principais electrodomésticos modernos não desperdiçam tanta energia quando comparados com modelos antigos pois estão obrigados por lei a cumprir certos requisitos de eficiência. Estes requisitos foram sendo apertados ao longo dos anos e por isso qualquer electrodoméstico que compre hoje vai gastar menos energia do que aquele que possui actualmente. Por exemplo, se comprar um frigorífico moderno com boa eficiência energética, ele irá usar metade da energia que um modelo com 12 anos de vida.

Para além de lhe pouparem dinheiro, os electrodomésticos eficientes são também melhores para o ambiente. Quanto menos energia usarmos, menor terá que ser a sua produção, o que significa normalmente menos poluição.

Aqui apresentamos alguns aspectos que deverá ter em conta na altura de escolher o seu novo electrodoméstico.

 

Procure pela etiqueta Energy Star

Os modelos que têm a etiqueta Energy Star são os mais eficientes em qualquer categoria. Cumprem critérios rígidos de eficiência energética que são revistos anualmente. Se procurar uma regra de ouro é esta: compre electrodomésticos com esta etiqueta, pois são a principal garantia de que está a comprar um aparelho eficiente e económico.

 

Etiqueta de eficiência energética

Alguns vendedores menos informados ou menos honestos poderão dizer-lhe que um determinado modelo no qual está interessado é o mais eficiente pois traz consigo uma etiqueta de eficiência energética. Isto não é obrigatoriamente o caso, pois todos os electrodomésticos modernos têm que possuir esta etiqueta, quer seja no aparelho em si ou na caixa respectiva. Esta etiqueta permite-lhe comparar o consumo normal de energia anual do electrodoméstico e os custos de operação de diferentes modelos do tipo de produto que pretende comprar.

 

Compre o tamanho certo

Assegure-se de que o produto que está a comprar se adequa às suas necessidades. Um ar condicionado, um frigorífico ou uma máquina de lavar maior do que aquilo que necessita irá resultar em grandes perdas de energia e de dinheiro, já para não falar que em muitos casos não são tão eficazes.

 

Se possível escolha electrodomésticos que trabalham a gás natural em vez de electricidade

Estes electrodomésticos são normalmente mais baratos em termos do custo energético, pois regra geral o gás natural é mais barato que a electricidade devido aos custos de produção mais baixos.

 

Pense a longo-prazo

Muitos dos electrodomésticos mais eficientes em termos energéticos são mais caros inicialmente, mas permitem poupar dinheiro a longo-prazo. É possível manter um electrodoméstico grande durante 10 a 20 anos e ao longo desse período o que poupará em energia compensará o investimento inicial. No caso de máquinas de lavar louça ou roupa, não poupará só energia mas também água.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...