Como poupar bem e rápido – As 6 chaves para melhorar as suas finanças pessoais

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

poupar bemNão importa quanto ganhamos, não importa quantos compromissos financeiros temos, não importa quantos filhos, passatempos ou hobbies tenhamos, há sempre a possibilidade de poupar. Aqui ficam alguns conselhos para começar:

 

Abra uma conta para começar a poupar já para a reforma

Não importa a sua idade, abra essa conta para começar já a poupar para a sua reforma. E já agora peça que lhe transfiram automaticamente um valor fixo todos os meses de outra conta bancária. Se necessário peça cheques para movimentar a conta em caso de necessidade, mas nunca peça um cartão de crédito, porque se o fizer estará a cavar um buraco para tapar outro.

como poupar

Não existem valores pequenos para poupar

A maior parte das pessoas pensa que não serve para nada estar a poupar apenas uns 100,00 por mês. No entanto isso é um grande equívoco. Tudo ajuda, por pouco que seja. Para começar, ajuda a criar o hábito de poupar, ajuda a juntar dinheiro para qualquer emergência, e no final do ano iremos ter uns bons 1.200,00 na nossa conta de poupança sem grandes esforços. Se a sua capacidade de poupar é diminuta, não ligue a isso. O que importa é poupar, por pouco que seja.

 

Não tenha o seu dinheiro numa conta à ordem

Porque praticamente não dá juros. Bem pelo contrário! A maioria cobra tantas comissões que acabam por “comer” quase tudo o que poupamos. Peça uma reunião com o seu gestor de conta e peça-lhe para investir o seu dinheiro através de algum instrumento de investimento mais sofisticado do que uma simples conta à ordem, mas menos complicado do que um fundo de investimento. Mas peça também para que lhe seja tudo explicado de forma clara e concisa, de forma a você perceber bem onde o seu dinheiro irá ser investido e quais os eventuais riscos que pode estar a correr ao investir o seu dinheiro. No final só tem de escolher a melhor opção para si.

como economizar

Fixe metas de poupança

Muitas pessoas não ligam muito ao conceito da poupança porque acham que isso é de certa forma estar a ser avarento e não lhes permite ter as coisas que querem. O problema é que precisam muitas vezes de comprar alguma coisa, e depois não têm dinheiro disponível! Isso também não deve acontecer. A solução é começar a compreender o maravilhoso processo de poupar com uma meta à vista. Quer comprar o novo iPhone? Quer trocar de carro? Quer uma bicicleta nova? Quer viajar à Austrália? É muito mais fácil ser disciplinado a poupar quando existem metas concretas e que nos dão esperança.

aprender a poupar

Abra uma conta à parte

Porque é muito fácil gastar o dinheiro que temos em conta apenas usando o cartão multibanco. Sabemos que temos 1.000,00 disponíveis e é 1.000,00 que gastamos. Abra uma conta no mesmo banco onde tem a sua conta principal e vá fazendo transferências electrónicas para a nova conta. Inutilize o cartão multibanco dessa nova conta e não conte com o dinheiro que for juntando. Imagine que esse dinheiro não é seu!

mealheiro

Compre um mealheiro

Esta é uma nova ideia de que me lembrei há pouco. A maioria de nós já é grande demais para andar a juntar moedas num porquinho, mas a verdade que uma boa parte dessas moedas acaba por desaparecer da nossa carteira. Muitos dirão que não estão para trocar as notas por moedas porque acabam por desaparecer ainda mais depressa. É normal que o dinheiro vá sendo gasto, mas se pudermos guardar algumas dessas moedas num mealheiro talvez consigamos ir juntando algum dinheiro. Experimente. Não perde nada, só tem a ganhar.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...