Trabalhar em casa não é apenas uma opção para as pessoas que têm um emprego e optam pelo teletrabalho, como também pode ser para todas aquelas que procuram um novo trabalho ou então que querem iniciar uma actividade que tenha poucos custos associados.
As alternativas são diversas porque (sobretudo agora) muitas empresas têm a tendência de subcontratar trabalhadores para determinadas funções. Uma possibilidade a que se juntam as novas tecnologias e o uso da Internet.
Indice
Blogger
Esta é uma das mais habituais opções de trabalho em casa. Muitas vezes os bloggers, conforme o sector onde desenvolvem a sua actividade, escrevem e colocam online as suas informações ou posts de qualquer lugar, como acontece no caso das passerelles de moda. De qualquer forma também se pode fazer a partir de casa. Para além disso é uma profissão que se pode exercer de forma independente ou então por conta de alguma empresa que contrate os seus serviços para escrever sobre determinados temas.
Actividades criativas
As profissões ligadas à criatividade são outra opção ou possibilidade. Entre as que se torna mais fácil trabalhar de casa, podemos encontrar todas as que estão relacionadas com design, porque frequentemente vendem as suas criações através da Internet.
Atendimento ao cliente e comercial
Atender clientes de uma empresa ou atendimento a consumidores são as actividades mais habituais que as empresas costumam subcontratar para solucionar duvidas ou resolver queixas e reclamações. É possível ter em casa o seu próprio call center. Basta apenas ter uma linha telefónica e ligação à Internet.
A actividade comercial para vender determinados produtos e serviços é outra opção que está no auge porque muitas empresas não têm pessoal formado para estas funções específicas. Para além disso, muitas vezes apenas se trata de determinadas promoções concretas, onde não compensa ter pessoal fixo.
Dar explicações
Também se pode dar explicações em casa porque se recebe os alunos. Por outro lado também se pode utilizar algumas plataformas na Internet para ensinar e dar explicações.
Tradutor e editor
As traduções ou os editores de livros são também são outras actividades que se podem desenvolver a partir de casa. Com efeito, é habitual que as empresas ou pessoas que precisam destes serviços os contratem para certos projectos.
Artesanato
Os produtos de artesanato também podem ser feitos em casa. Há empresas que procuram pessoas para fazer este tipo de trabalhos em sua própria casa a troco de uma determinada retribuição. Desde montar canetas a fazer pulseiras ou colares. As possibilidades são inúmeras. Há no entanto que ter algum cuidado na escolha das ofertas de trabalho, pois é muito comum haver pessoas menos bem-intencionadas que se aproveitam do trabalho dos outros. É importante não ter de pagar o material nem entregar dinheiro para começar a trabalhar.
Criação de websites
Com o auge da Internet e das vendas online, são muitas as empresas que têm necessidades de criar o seu próprio website. Um trabalho que é habitual ser subcontratado.
Empresas online
Uma das vantagens da Internet é poder-se criar uma empresa online. As alternativas são múltiplas: desde ter uma loja em plataformas como o eBay a criar a sua própria loja virtual. As vantagens? Não há necessidade de ter os gastos de aluguer ou compra de um local para fazer comércio físico aberto tradicional.
Douglas Moraes
Abril 14, 2014Super Paulo, parabéns pelo artigo, excelentes sacadas. Tive uma ideia brilhante ao ler o seu artigo. Sucesso Sempre!
Aurora Maria Domingues Ribeiro
Janeiro 24, 2019EU FAÇO ARTESANATO EM MINHA CASA, E A PARTIR DE MINHA CASA QUERO VENDER.