franquias

Dicas para investir com segurança em Franquias

franquiasQuando alguém se depara com uma loja conhecida, integrante de uma grande rede, normalmente sabe que vai encontrar os mesmos serviços e produtos que uma outra, que leva o mesmo nome. Mesmo não conhecendo o sistema operacional do mercado de franquias, sabe que é tudo igual, em qualquer loja dessa rede.
Assim são as franquias, um formato de gestão empresarial em que uma empresa (franqueadora) cede sua marca ou patente a outro (franqueado), através de um contrato em que disponibiliza, juntamente com sua marca; treinamento, suporte, toda a instalação e o local designado para se operar o comércio.
Em troca desses benefícios o franqueado deverá remunerar a empresa franqueadora segundo o estipulado no contrato, além da fidelidade à marca, seus produtos e ao modelo de comércio utilizado pela empresa.
Esse sistema costuma ser bem aceito pelo franqueado pois geralmente a marca traz consigo solidez e uma estrutura bem definida no mercado, juntamente com uma clientela já fidelizada. Isso traz segurança para quem está começando um negócio, que não terá que se preocupar em construir a sua marca nem passar por todo um processo de fixação no mercado. O pacote vem completo.
Saiba que há dois tipos distintos de contratos de franquias. Aquele em que o franqueado tem o licenciamento da marca, ou seja, o direito apenas ao uso da mesma. O outro tipo de contrato diz respeito à marca e toda a infraestrutura da empresa. É preciso ter cuidado na hora de fechar o contrato, ter certeza de qual tipo de franquia está sendo caracterizado.
Os contratos só têm validade se forem registrados no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Lá são feitos tanto o contrato total de franquia quanto o de licenciamento apenas do direito de uso da marca. Esses contratos são complicados e devem ser revistos com apuro pois incluem direitos e obrigações de ambas as partes.
As franquias são regidas e protegidas pela lei 8.955/94, conhecida como Lei de Franquias.
Para se entrar com segurança no negócio de franquias, é preciso pesquisar muito e investir somente depois de saber com certeza qual a área de negócios da empresa, sua infraestrutura, o tipo de contrato, local em que vai ser instalada. Outra coisa muito importante a ser acertada é a exclusividade.
Nos grandes centros, não dá pra se pensar em exclusividade em termos de locais de atuação da franquia. Já em cidades do interior e centros afastados das capitais, a falta de exclusividade pode te prejudicar, devendo isso ser bem planejado, tendo em vista o número de habitantes onde vai ser inserida a franquia.
Foto de Engin Akyurt no Pexels
LER TAMBÉM  O que é salário emocional e como este ajuda a motivar os funcionários
4

Sem comentários

Deixe o seu comentário