17 dicas para detectar ideias inovadoras para o seu negócio

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

ideias inovadorasNa maioria dos casos os empreendedores mais activos encontram boas ideias de negócio. E fazem-no olhando sob novas perspectivas para as actividades e produtos tradicionais, procurando soluções para os problemas do dia-a-dia e adaptando novas ideias.

Conheça aqui 17 formas de inventar e detectar oportunidades muito reais para que o seu negócio possa ter sucesso:

 

Criar novas necessidades

Há 50 anos ninguém imaginaria que um iogurte poderia vir a transformar-se num produto de beleza. Agora os iogurtes de última geração até já substituíram a necessidade de tomar uma sobremesa saudável pelo cuidado físico dos consumidores.

 

Alterar a ordem de utilização

A ideia de utilizar uma loção de barbear antes de fazer a barba levou os inovadores a criar o Lectric Shave, uma loção que é aplicada sobre a barba seca e facilita a passagem da máquina de barbear.

 

Escolher um novo público-alvo

A ideia de tentar abarcar um público que não consome habitualmente um produto já teve bons resultados em muitos negócios de sucesso. Um bom exemplo foi o das consolas Wii.

 

Tecnologia com serviços tradicionais

A proposta do laboratório LabHuman, uma referência mundial na investigação de tecnologias para a saúde, consiste em utilizar os ambientes 3D para recriar situações traumáticas pelas quais os pacientes já passaram, de forma a ajudá-los a recordar e a superá-las.

 

Mudar o momento de consumo

Isto consegue-se adaptando qualquer negócio tradicional a um novo momento de compra e assim podendo-se criar novas oportunidades, até mesmo sem ter que mudar o modelo de negócio.

 

Procurar novos usos

Neste caso trata-se de tentar acrescentar um ou vários elementos ao produto sem mudar o resto dos seus atributos.

 

Inspirar-se em métodos tradicionais

A empresa Certest Biotec criou uma grande variedade de testes de autodiagnóstico inspirados na gravidez. Os kits comercializados por esta empresa permitem fazer autotestes para saber se temos alguma infecção digestiva ou respiratória, sem necessidade de recorrer ao médico.

 

Varie a forma de comunicar o produto

Provavelmente a inovação mais simples para vender algo seja vendendo o produto mas alterando a mensagem.

 

Alterar o lugar de compra

Trata-se de mudar o lugar de compra ou consumo do produto por um local onde não esteja presente nesse momento.

 

Inovar o canal

Empresas como a francesa Trigger Networks inauguraram um novo canal de distribuição de publicidade, a partir de uma plataforma desenhada por eles que permite inserir anúncios em diferentes países e suportes através da Internet.

 

Ir contra a corrente

Se o empreendedor se move num mercado onde todos se concentram em acrescentar novas funções um produto, então é preciso romper com a tendência do mercado e oferecer ao cliente um produto mais simples.

 

Transformar a estratégia de preços

Também se pode inovar a forma de pagamento de qualquer produto ou serviço e assim criar novos formatos comerciais. No entanto, qualquer pequena mudança neste sentido obriga a desenhar novas estratégias de negócio.

 

Criar experiências diferentes

É preciso encontrar actividades ou experiências de uso para campos onde os produtos ainda não estão bem posicionados.

 

Adaptar ideias a novos sectores

É evidente que muitos conceitos de negócio apenas fazem sentido no sector em que nasceram, mas há muitos outros que se podem adaptar facilmente a diferentes mercados com um pouco de audácia e um bom conhecimento do negócio.

 

Redefinir o espaço

Este conceito é baseado no que se denomina de territórios mentais. As empresas automóveis, por exemplo, estão a seguir este conceito no que diz respeito à ecologia. E o território mental da Apple é uma das melhores estratégias deste tipo.

 

Substituir atributos

Para o efeito escolha um ou vários elementos do produto e pense se podem ser mudados ou substituídos por outros atributos diferentes.

 

Oferecer um valor acrescentado

Existe em Espanha uma cadeia de frutarias que se destacou da concorrência através da oferta de produtos de valor acrescentado, como por exemplo sumos de fruta frescos, saladas e sandes feitas com ingredientes de alta qualidade. Com esta oferta, a frutaria oferece produtos próprios de bares e restaurantes, mas a um preço mais baixo.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...