mesada

Como Gerir a Mesada

A maioria dos jovens do mundo actual não tem muitos conhecimentos sobre gestão de dinheiro, por isso, enfrenta muitas dificuldades ao gerir a mesada que recebem dos pais. Neste artigo vai aprender como pode maximizar o saldo mensal da sua mesada.

mesada

Anote num papel ou faça um gráfico do seu orçamento:

Já temos referido bastante a importância de fazer um orçamento. Verifique-o mês a mês e altere-o consoante as receitas ou despesas extra que irá ter no próximo mês de modo a que não fique desequilibrado. Aponte no seu orçamento as receitas (desde dinheiro do aniversário, mesada dos pais, part-time e outras tarefas remuneradas); as despesas (desde cafés, gelados, bolos, revistas, até ginásio, transportes, refeições, etc…); no fim de apontado tudo isto, está na altura de pegar na calculadora e obter o seu saldo.

 

Corte ao máximo nas despesas:

Depois de analisar o seu orçamento está na altura de maximizá-lo, começa a encurtar as despesas (em vez de ires ao ginásio compra uns pesos e faz o mesmo em casa, leva lanche de casa todos os dias, anda a pé ou usa uma mota que é mais económico do que um carro, almoça em casa ou na cantina, etc). Analisa agora o teu saldo.

 

O que fazer se o saldo não for positivo: 

Neste caso, tens de falar com os teus pais para te aumentarem a mesada, explica-lhes que o dinheiro que recebes não chega para pagar as tuas despesas. Podes ainda arranjar dinheiro extra, como arranjar um part-time.

LER TAMBÉM  Como poupar dinheiro com estas 4 simples regras

 

Analisa quanto tens para gastar: 

No fim de obteres o teu saldo mensal, divide esse valor para saberes quanto tens para gastar diariamente ou por semana, é como te der mais jeito.

 

Mete uma parte para poupança: 

A parte mais importante do saldo é guardares uma determinada percentagem. É importante porque qualquer dia podes vir a precisar, pode haver surpresas, o futuro é incerto, você só tem é de estar preparado. Poupa para a universidade ou para tirares a carta de condução. Cuidado porque pode aparecer-te uma despesa enorme para pagares e precisas de ir ao teu fundo de emergência, por isso, começa já a poupar e compra um mealheiro.

 

Paga o que deves:

O que se vê muito nos jovens é pedirem dinheiro emprestado aos amigos porque a sua mesada já acabou. Use estas dicas para isso nunca mais voltar a acontecer. Assim que receba pague logo tudo o que deve, e nunca acumule dívidas (evite usar cartão de crédito).

 

Usa o teu dinheiro com cabeça:

Gerir o dinheiro não é uma tarefa muito difícil. Não pode é gastar dinheiro sem pensar e acabar o mês sem um único tostão. Pense no seu futuro, poupe para comprar um computador novo, poupe para comprar roupa nova todos os anos, mas guarde sempre para um fundo de emergência.

1

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.