Como poupar dinheiro na universidade?

Como poupar dinheiro na universidade?

como pouparAinda que cada vez mais essencial para a formação de um individuo, frequentar uma universidade poderá revelar-se um processo extremamente dispendioso. Desde as propinas, passando pela alimentação, até ao alojamento, as despesas nem sempre são fáceis de suportar, daí existir a necessidade de encontrar soluções que permitam a poupança de quantias significativas de dinheiro ao final de cada mês. Isto é especialmente importante para todos aqueles estudantes que não possuem nenhuma fonte fixa de rendimento, e por isso estão dependentes do dinheiro dos pais para sustentar a sua vida académica.

Felizmente, poupar não é assim tão difícil quanto poderá parecer, bastando, para isso, seguir à risca as seguintes dicas:

 

Familiarize-se com a cozinha

Quanto mais cozinhar, menos precisará de sair para comer fora. Bares e restaurantes podem sair extremamente caro, por isso é importante começar a dar prioridade à comida caseira. Não só é muito mais saudável, como também substancialmente mais económica.

 

Faça compras através da internet

Quer ande à procura de livros, filmes, roupa ou qualquer outro produto, através da internet conseguirá encontrar uma vasta colecção de alternativas a preços quase sempre inferiores àqueles a que poderia ter acesso em lojas físicas. Assim sendo, antes de comprar algo, verifique sempre se consegue encontrar alternativas a preços mais generosos na internet.

 

Reduza o número de saídas à noite

Ainda que sair possa ser extremamente relaxante e divertido, a verdade é que é, também, uma das principais causas pelas quais tantos estudantes têm dificuldade em cobrir as suas despesas mais básicas. Se pretende ter dinheiro para o que realmente interessa, então é essencial que reduza drasticamente o número de saídas à noite, pois só assim evitará afundar-se por causa de despesas totalmente desnecessárias. Se pretende divertir-se na companhia de amigos, experimente organizar alguns programas caseiros, uma vez que ficarão muito mais económicos.

LER TAMBÉM  Pagar um crédito com um novo crédito

 

Compre material usado

Todo o material escolar que utilizar deverá ser em segunda mão. Seja comprado ou emprestado, ao utilizar material usado estará a evitar gastar quantias exorbitantes de dinheiro em material novo, que geralmente só terá utilidade durante um ano lectivo. Felizmente, muitos são os locais onde poderá ter acesso a manuais usados, pelo que, isto não deverá constituir grande problema para si.

2 comentários

  1. bruno
    Julho 30, 2013
    • Paulo A.
      Julho 31, 2013

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.