aposentadoria tranquila

5 dicas para uma aposentadoria tranquila

Ter uma aposentadoria tranquila é o que a maioria das pessoas deseja, para isso, alguns pontos são essenciais para realizar esta meta. Hoje temos 5 passos que podem ajudar a aproveitar a aposentadoria sem apertos.
aposentadoria tranquila

Comece o quanto antes

A aposentadoria é como o resultado do planejamento de sua vida. Quanto mais cedo iniciar seus planos, mais fácil será acumular reservas, mais tempo terá para correções nos planos e menos sacrifícios terão que ser feitos.

Faça as contas e estabeleça metas

É importante ter objetivos claros, para que você saiba medir se está indo ou não no ritmo correto para alcançá-los. Metas geram comprometimento. É quase que como uma competição contra você mesmo em que o prêmio é sua tranquilidade. Sem metas, não temos como perceber nossas más escolhas com a devida antecedência, e só vamos perceber quando já é tarde.

Diversifique investimentos

Planos de previdência, fundos de pensão, investimentos no banco, imóveis, ações, qual o melhor? Resposta: todos! A diversificação de suas reservas à medida que elas cresçam é fundamental para que crises em mercados específicos não afetem seu projeto como um todo. Com o passar dos anos, você se torna expert em um ou outro mercado e pode passar a concentrar mais.

Refaça planos anualmente

A economia se transforma, a inflação cria um enriquecimento ilusório e planos que aparentam estar no ritmo certo podem precisar de ajustes. Quem estuda seus planos e faz pequenas correções ao menos uma vez por ano, tem uma visão melhor da realidade e de falhas nos planos. O excesso de tranquilidade, por outro lado, pode levá-lo a perceber falhas quando é tarde demais, o que pode se traduzir em frustração e até depressão.

Eduque-se para as finanças e para o empreendedorismo

O conhecimento nos traz liberdade de escolha. Quanto mais aprender sobre sua carreira, mais demanda de trabalho terá quando estiver em busca de complemento para sua renda. Quanto mais se educar para as finanças, mais rapidamente perceberá e poderá corrigir falhas em seu planejamento.
Esta informação não objetiva dar conselho legal, contabilidade ou taxa. Pessoas acessando estas páginas devem obter orientação apropriada considerando os objetivos do investimento, situação financeira e necessidade. A orientação financeira oferecida não foi preparada considerando-se objetivos de investimento em particular, situação financeira e necessidades de qualquer investidor em particular. Investidores orientados devem avaliar se é apropriado agir como tal.
Foto de Monica Silvestre no Pexels
LER TAMBÉM  Como fazer férias com pouco dinheiro
3

Sem comentários

Deixe o seu comentário