reformas em casa

Obras que podem valorizar a casa

obras em casaCom o passar do tempo, acaba por ser necessário fazer obras em casa para resolver os problemas de degradação devido aos anos e ao uso. Estas obras de melhoria para actualizar a casa aumentam o seu valor. Para além disso, com estas reformas consegue-se melhorar o isolamento e a eficiência energética, o que ajuda a poupar imenso no consumo de energia.

Mas então, quais são as obras que podemos fazer para valorizar a casa?

De uma forma geral, a casa de banho e a cozinha são os espaços que precisam de mais atenção para melhorar ou actualizar as instalações. Mudar o chão, renovar as portas e janelas, pintar as paredes ou eliminar divisórias são outras reformas habituais, e cujo investimento compensa através da valorização da casa.

Estima-se que uma casa pode valorizar-se entre 15 a 20% depois destas obras.

 

Obras na casa de banho

Durante as obras na casa de banho é habitual substituir a banheira por um duche por questões de segurança, especialmente quando ali vivem pessoas idosas, ou então para modernizar a casa de banho.

O orçamento varia segundo a coluna do duche, o vidro e as torneiras que forem postas, mas poderá rondar os 1.000 euros.

Mudar todos os sanitários, chão e paredes representa um investimento muito maior, mas o valor da casa aumenta na mesma medida.

 

Reformas na cozinha

As reformas na cozinha dependem do dinheiro que se queira investir. Se queremos gastar pouco, basta pintar os azulejos e os móveis.

Mas com um orçamento maior podemos mudar o chão, a bancada e trocar os electrodomésticos por outros mais eficientes.

obras

Eliminar divisórias

Eliminar divisórias para melhorar a distribuição do espaço, unindo duas divisões pequenas para fazer uma maior ou criando uma cozinha aberta para a sala, é uma obra que valoriza muito a casa porque cria espaços mais agradáveis e luminosos.

Mas neste caso, deve haver um estudo prévio realizado por um arquitecto que deve verificar se não se trata de um elemento estrutural cuja eliminação pode afectar a estabilidade do edifício.

 

Mudar as janelas

É uma mudança que permite melhorar o isolamento térmico e acústico da casa. Instalar janelas de vidro duplo com rotura de ponte térmica isola a casa e reduz o consumo energia.

O orçamento investido compensa porque melhora a certificação energética da casa, o que aumenta o seu valor se pretender vendê-la ou alugá-la.

 

Renovar o chão

Uma forma de modernizar a casa é instalando chão laminado que oferece boas prestações devido à sua durabilidade e grande variedade de texturas e acabamentos. Estes chãos imitam madeira, pedra ou cerâmica, com a vantagem de poderem ser instalados sobre o chão antigo sem necessidade de o levantar.

O preço médio aproximado ronda os 25 euros por metro quadrado.

reformas em casa

Pintar as paredes

Esta é a forma mais simples de melhorar o aspecto geral da casa. Mudar as cores das paredes segundo a tendência do momento moderniza a casa e melhora o seu aspecto se queremos vendê-la.

Para conseguir um melhor efeito é preciso escolher cores claras para espaços escuros de forma a dar mais luminosidade.

 

Construir um armário encastrado

Aumentar a capacidade de armazenagem da casa, sobretudo quando esta tem dimensões reduzidas, é uma reforma extremamente prática.

Nos quartos pode-se construir um armário encastrado à medida com portas de correr para que não ocupe muito espaço e que permita guardar toda a roupa e calçado.

 

Em resumo, todos os anos a casa desvaloriza 1% do seu valor se não forem realizadas obras de melhoria. Se forem feitas obras, a sua valorização será tanto maior quanto mais profundas tiverem sido as obras.

Por exemplo, se gastarmos 10.000 euros na renovação da casa, esta pode valorizar-se em 15% do total do seu valor.

Apesar de tudo, recomendamos que consulte um arquitecto que lhe poderá dar valores mais concretos para a realização de obras que possam valorizar a sua casa.

Sem comentários

Deixe o seu comentário