10 Amigos que o podem influenciar nas suas finanças pessoais

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

finanças pessoaisTer amigos é quase sempre bom. Infelizmente, por vezes, alguns dos nossos amigos têm alguns defeitos que podem afectar tanto a nossa vida quanto as nossas relações pessoais. É fácil ignorar os sinais e fingir que não estamos ser influenciados por ninguém, mas infelizmente sem sempre é assim. Por exemplo, você pode ter amigos que lhe pedem dinheiro emprestado sem o nunca o devolver ou que o encorajam a comprar coisas que não precisa ou que são demasiado caras para as suas posses. Este tipo de amigos pode ser muito prejudicial para o seu dinheiro e para as suas finanças pessoais. É por isso que hoje aqui deixamos uma pequena lista com os 10 tipos de amigos com os quais você deve ter cuidado, para que possa acautelar as suas finanças pessoais da sua influência negativa.

 

O esquecido

Você tem algum amigo que está sempre a pedir-lhe dinheiro emprestado, mas que se esquece sempre de pagar o que deve? Ou então aquele amigo que lhe está sempre a pedir alguma coisa emprestada, mas que também nunca a devolve. Se isso lhe soa familiar, essa pessoa é o “esquecido” do seu grupo de amigos. Um amigo que se esquece dos seus compromissos é mau para as suas finanças pessoais, porque está apenas a pedir-lhe dinheiro sem ter intenção de alguma vez lhe pagar o que deve.

 

O encorajador

Por vezes as pessoas precisam de ser encorajadas para comprar alguma coisa que desejavam, mas estavam hesitantes em relação a essa compra. Neste caso não será necessariamente um mau amigo, mas um amigo que o encoraja sempre a comprar alguma coisa é uma má influência. Este é o género de pessoa que o pode encorajar ou persuadir a comprar toda a roupa que experimenta numa loja, a comprar um carro de que gosta, a comprar uma refeição num restaurante caro, a comprar um monte de livros, jogos de vídeo, filmes ou um monte de coisas para as quais você não tem dinheiro. O encorajador pode nem sempre se estar a aperceber do que está a fazer, mas também é uma má influência para as suas finanças pessoais porque o conhece muito bem, encorajando-o ou sugerindo que você gaste dinheiro em coisas que você adoraria ter, mas para as quais você não se pode dar ao luxo de ter.

LER TAMBÉM  Ideias para ganhar dinheiro usando as suas capacidades

 

O perfeccionista

Um amigo perfeccionista é alguém que sente que tudo deve ser feito exactamente de acordo com o seu conceito de perfeição. Isso significa que não se importa com o dinheiro mesmo quando as suas finanças não o permitem, insistindo em comprar coisas supérfluas, mesmo quando isso está fora das suas possibilidades financeiras. Podemos afirmar que tudo tem o seu timing, até mesmo a perfeição, mas ter um amigo que insiste na perfeição em tudo o que fazemos, poderá fragilizar as suas finanças pessoais.

 

O sovina

Obviamente, o sovina é quele tipo de amigo que nunca quer pagar nada. É o amigo que tenta sempre evitar pagar a sua parte da despesa. Uma pessoa assim é naturalmente mau para as suas finanças pessoais porque você corre o risco de estar a pagar aquilo que devia ser pago por ele. Já alguma vez planeou alguma coisa e acabou por ter de pagar a maior parte da despesa porque alguém não quis entrar com a sua parte? Há uma grande diferença entre aqueles amigos que não têm realmente dinheiro, e os outros que não querem pagar apenas por serem realmente avarentos. O sovina está claramente na categoria dos amigos avarentos.

 

O manipulador

Um amigo que o está constantemente a manipular seja de que maneira for não é realmente seu amigo. Alguém que é manipulador é alguém que se deve evitar ter como amigo. Este é tipo de pessoa que manipula os outros para lhe emprestarem dinheiro ou para lhe pagarem as suas despesas. Costuma usar sentimentos de culpa a seu favor ou mesmo dizer que você lhe deve dinheiro. Em resumo, este é o género de pessoa que é uma influência extremamente negativa para as suas finanças pessoais.

LER TAMBÉM  Como poupar dinheiro na decoração da casa

 

O intriguista

Você tem algum amigo que está sempre a perguntar-lhe quanto é que você ganha, quanto é que gastou ou se tem dividas? Estas são informações que apenas lhe dizem respeito a si e a mais ninguém, a menos que você as queira realmente partilhar. Você quer que alguém saiba como está a sua saúde financeira ou mesmo que partilhe essa informação com outras pessoas? Alguém que quer saber como andam as suas finanças pessoais, especialmente quando não tem nenhuma questão sobre dinheiro a resolver consigo, é alguém com que se deve ter muito cuidado.

 

O competidor

Você tem algum amigo que quer ser sempre melhor do que você? Talvez alguma vez tenha comprado um carro e esse amigo teve de comprar um carro melhor. Talvez você tenha feito umas boas férias no Algarve e esse amigo comprou 1 mês de férias nas Caraíbas. Alguém que está constantemente em competição consigo pode ser mau por imensas razões, mas quando se trata de dinheiro, tenha mesmo muito cuidado a tratar a situação.

 

O juiz

Tem um amigo que o está sempre a julgar sempre que compra alguma coisa? Talvez alguém que o está sempre a gozar quando não compra umas calças das melhores marcas, ou quando não vai a um restaurante que está na moda. Este género de amigo até pode nem ser mal-intencionado, mas a sua atitude de o estar sempre a julgar pode influenciá-lo a comprar algo que está fora das suas possibilidades, apenas para não ser julgado por ele ou não ter de ouvir os seus comentários depreciativos. É o tipo de amigo que influencia demasiado as suas compras e o seu estilo de vida, influenciando negativamente as suas finanças pessoais.

LER TAMBÉM  Os 23 hábitos dos profissionais de sucesso

 

O rico

Ter um amigo que está bem na vida não é nada que nos envergonhe, mas se não tiver alguns cuidados pode ter os seus efeitos negativos. O que acontece quando esse amigo sugere irem a um restaurante caríssimo? O que acontece se for com ele de férias e as despesas começam a acumular-se para além do seu orçamento? Até pode ser um bom amigo e querer o melhor para si, mas pode acontecer sempre que você acabe por gastar mais dinheiro do que devia apenas para não sentir que é o “amigo pobre”.

 

O invejoso

Ter um amigo invejoso é semelhante a ter um amigo manipulador, invejoso, intriguista ou competidor. Tendem a questioná-lo sempre sobre as suas compras, dizendo coisas como: “eu não sabia que não tinhas dinheiro suficiente para isso”. Este género de amigo é mau para a sua auto-estima, pois pode tentar fazê-lo sentir-se culpado devido à sua própria insegurança em relação às questões das finanças pessoais.

2 Comentários

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...