Existem pequenos gestos muito simples e mudanças de hábitos fáceis de fazer que nos ajudam a gastar menos dinheiro e energia. Vamos saber quais são. Siga estes conselhos e o seu bolso irá notar no final do mês.
Indice
Tome o pequeno-almoço e prepare a comida
- Procure tomar o pequeno-almoço em casa. É mais saudável e assim pode controlar o que come. Pode poupar 2 a 3€ ao dia, o que no final do mês pode fazer a diferença.
- Leve o “tupperware”. Quando cozinhar, prepare mais doses para as suas refeições diárias. Sai 10 vezes mais barato do que comer fora.
- Tenha cuidado com os snacks. Leve frutos secos, fruta, etc. Evitará as máquinas de venda automática que têm produtos caros e pouco saudáveis.
No desperdice água: tome duche e feche as torneiras
- Prefira o duche. Um duche consome uma quarta parte da água em relação a um banho, sobretudo se o fizer corretamente. Se fechar a torneira enquanto estiver a ensaboar-se pode passar de um consumo de 240 litros de água numa banheira para apenas 60 litros por duche.
- Ao lavar os dentes. Não deixe correr a água, são 10 litros por minuto. E instale redutores de fluxo para reduzir o caudal.
- Autoclismos que poupam. Os de dupla descarga podem gastar metade da quantidade de água. Verifique também se não têm fugas de água.
Quando estiver no escritório
- Imprima apenas quando for necessário. Se os documentos são para si, imprima nas duas faces da folha e utilize o modo poupança: gaste menos tinta.
- Recicle o papel. Reutilize o papel e utilize o lado não impresso para tomar notas. Gastará menos folhas se reduzir o tamanho da letra.
- Ajustes que ajudam. Como o brilho do monitor, para que consuma menos energia. Mude o tipo de letra: a Century Gothic é a que poupa mais tinta.
Utilize os transportes públicos e conduza melhor
- No carro. Conduza com mudanças altas, evite travagens e não abuse do ar condicionado. Poupará combustível e vai alongar a vida do automóvel. Se puder, partilhe os trajetos feitos de carro com colegas ou amigos.
- Utilize transportes públicos. Comprar um passe para os transportes públicos é mais baratos do que andar de carro mas gasta mais tempo. Aproveite os trajetos para ler, planear ou trabalhar.
- Mova-se. Faça os pequenos trajetos a andar o utilizando a bicicleta. É barato e ecológico e ainda está a fazer desporto.
Gaste com inteligência e cuide do que tem
- Evite as compras compulsivas. Não compre roupa ou acessórios para compensar um dia duro ou por aborrecimento. Antes de gastar, pense no que tem no armário, se realmente precisa e como o vai utilizar e combinar.
- Bom calçado. Invista num bom calçado. Dura mais e ao longo do tempo vai compensar mais.
- Repare. Repare os pequenos defeitos das roupas que mais usa. É mais barato do que comprar roupa nova. Cuide bem da sua roupa e acessórios para que durem mais.
Pequenos gastos: onde gasta o seu dinheiro?
- Controle o dinheiro. Se não sabe quanto dinheiro tem na carteira é mais complicado controlar os gastos. O melhor é ter um determinado valor em dinheiro vivo destinado aos gastos semanais e não gastar mais do que isso.
- Vai ai ginásio? Utilize o ginásio apenas se o utilizar regularmente. Caso contrário, faça antes corrida ou caminhadas. Os ginásios costumam fazer ofertas: pode ajustar o valor que paga mensalmente ou poupar quando se inscrever.
- Tenha cuidado com os pequenos gastos. É provável que as moedas sejam a primeira coisa a desaparecer do bolso, quer seja em num café, num capricho ou em jogos de azar. O melhor é ir guardando essa moedas num mealheiro e ir poupando. Quando já tiver algum dinheiro guardado pode investir em algo que realmente precisa.
Compre com frequência e compare
- Leve sempre uma lista de compras. Faça pequenas compras semanais e não improvise.
- Compre produtos de época. Prefira os produtos da época e verifique o preço por quilo, não por unidade.
- Escolha onde comprar. Conforme o supermercado onde fizer compras, pode poupar até 30%.
Truques para uma cozinha mais eficiente
- Tape as panelas. Quando cozinhar pode poupar até 30%, e ajuste a chama ao tamanho do recipiente. Aproveite o calor residual para acabar de cozinhar e não ponha alimentos quentes dentro do frigorífico: aumenta o consumo de energia.
- A panela de pressão. Este é um dos sistemas de cozedura mais rápidos, e por isso também mais económicos.
- Aproveite o forno. Se usa o forno, cozinhe mais de um prato de cada vez e não abra a porta a meio do processo.
Ajuste a temperatura e apague as luzes
- O termóstato. Durante o inverno ponha a temperatura a 20 °C e no verão a 25 °C. Tenha em atenção que por cada grau a mais a fatura sobe 8%. E vista-se de acordo com a estação do ano.
- As luzes. Não as tenha acesas se não estiver nessa divisão da casa. Preferia as lâmpadas de baixo consumo e coloque reguladores de intensidade.
- Desligue. Se não os utiliza, desligue os carregadores, eletrodomésticos, etc., porque basta estarem apenas ligados para consumirem energia. E o mesmo acontece com os “vampiros”, o seja, as luzes vermelhas de standby dos aparelhos.
E quais são os seus truques para poupar? Partilhe connosco na caixa de comentários as suas dicas de poupança!