O Natal nem sempre tem de ser uma época excessivamente dispendiosa. Apesar de todos os gastos que lhe podem estar associados, existe a possibilidade de poupar boas quantias de dinheiro na organização desta importante celebração, bastando, para isso, apenas adotar uma gestão atenta e cuidada de todas as despesas que sejam necessárias efetuar para a organização de um Natal verdadeiramente memorável.
De seguida serão dadas algumas dicas que, quando adotadas e encaradas com seriedade, ajudá-lo-ão a poupar imenso dinheiro sem para isso ter de fazer sacrifícios de grande dimensão.
Indice
Reaproveite as decorações de natal
Em vez de começar a gastar dinheiro na compra de novas decorações, dê sempre prioridade à utilização das decorações dos natais anteriores. Ainda que estejam um pouco antiquadas, utilizá-las evitará que tenha de gastar dinheiro com algo que, na verdade, até não é assim tão importante. Desde que estejam em bom estado, vale sempre a pena e aproveitá-las.
Poupe nas comunicações
Sendo o Natal uma época que promove o contacto mais regular entre familiares distantes, é importante que utilize alternativas de contacto verdadeiramente económicas. Se tiver acesso à Internet, utilize ferramentas como o Skype, que lhe permitirão fazer chamadas de longa distância a preços relativamente acessíveis. Se for utilizar o telefone, nunca se esqueça de escolher os horários mais económicos para tal, na medida em que chamadas de longa distância poderão revelar-se surpreendentemente dispendiosas.
Poupe nos papeis de embrulho
Uma excelente forma de poupar nos papeis de embrulho poderá ser através da utilização de folhas de revistas ou jornais. Sendo que é fácil é encontrar sempre revistas e jornais à mão, nada melhor do que reutilizá-los com a finalidade de poupar algum dinheiro.
Compre produtos económicos
Na compra dos produtos alimentares para o Natal é importante, sempre que possível e justificável, ficar-se pelas opções de marca branca, na medida em que poderão ajudá-lo a poupar quantias bastante significativas. Da mesma, tente sempre optar pela confeção de pratos simples, que não requeiram a utilização de ingredientes excessivamente caros.
Prendas seletivas
Tendo em conta as dificuldades financeiras que caracterizam os dias de hoje, a atribuição de presentes deverá sempre ser feita da forma mais seletiva possível, devendo apenas oferecer presentes significativos aos mais próximos, como é o caso de pais, filhos e irmãos. A todos os restantes, deverá evitar ao máximo distribuir prendas, e se o fizer, que sejam apenas pequenas lembranças simbólicas.
Planeie muito bem o seu Natal
Uma boa forma de diminuir eficazmente os gastos associados ao Natal é começando a planeá-lo com alguns meses de antecedência. Estipule um orçamento bastante económico para a organização do Natal, e todos os meses coloque algum dinheiro de parte, de modo a que, quando chegar o momento, esteja devidamente preparado para suportar todas as despesas inerentes à época Natalícia.