Todos falam ultimamente sobre esta nova moeda que tem vindo a revolucionar a rede. Estamos a falar dos Bitcoins que atingiram uma rentabilidade de 6.500% durante o ano passado. Em apenas cinco anos de vida conseguiu não só uma popularidade mundial sem precedentes, como também foi um dos investimentos mais rentáveis dos últimos meses. Tanto que o seu fundador Satoshi Nakamoto poderia ser um dos nomes do ano de 2013.
O bitcoin é uma moeda virtual, ou seja, não tem presença física, é completamente digital e tem como particularidade funcionar completamente à margem dos bancos centrais. Dito de outra forma, não há qualquer autoridade a gerir a emissão de moeda e a sua oferta é auto-regulada por um algoritmo matemático.
Tem estado no centro da atenção da imprensa económica e enquanto alguns consideram que pode ser uma nova bolha, outros são de opinão que é o início de uma nova era, onde dentro de alguns anos todos pagarão os bens e serviços com moedas que não serão cunhadas.
As subidas e descidas do bitcoin nos últimos meses têm sido bastante bruscas devido principalmente a noticias que afectaram directamente a sua cotação, para além de se ter verificado um grande volume de negociações. No entanto, um ponto a ter em conta é que as 4 sessões que mais dinheiro movimentaram no mercado de bitcoins foram sessões de baixa de cotação. A sua volatilidade é enorme.
Essa característica tem-na levado a ser uma moeda muito apreciada pelos especuladores. Enquanto esta situação permanecer assim o risco deste investimento será muito elevado, embora as possibilidades de conseguir ganhos também possam atrair muitos potenciais investidores que querem fazer fortuna com um clique.
A boa notícia chega pela mão do Bank of America que segundo os seus analistas avaliaram o valor de mercado do Bitcoin em 15.000 milhões de dólares, o que se traduz de acordo com o actual volume de moedas no mercado, num preço de 1.300 dólares por cada bitcoin. Para além disso garantem que tem tudo o que é necessário para se tornar num dos principais métodos de pagamento do comércio electrónico e de transferências de dinheiro, assim como tendo uma significativa reserva de valor, com uma reputação próxima à prata.
É claro que uma das maiores vantagens do bitcoin é a sua facilidade para realizar transferências e pagamentos com total anonimato, sem necessidade de realizar mudanças de divisas e sem comissões bancárias. Uma situação que agrada a muitos usuários e que por isso é utilizada em cada vez mais lojas online.
No entanto, o total anonimato do bitcoin é um risco pois permite converter dinheiro vindo de negócios escuros em moeda electrónica e operar com total normalidade. Branquear dinheiro nunca foi tão fácil. Os opositores também garantem que é uma moeda perfeita para o negócio da droga ou da compra de armas. Seja qual for o seu futuro, agora mesmo parece que comprar Bitcoins tem algum sentido do ponto de vista da rentabilidade.