O número de lojas de compra e venda de ouro tem subido a um ritmo alucinante e segundo dados estatísticos abrem por dia cerca de duas lojas de compra e venda de ouro, prata e outros metais preciosos. Quando alguém decide vender uma peça de ouro usada numa loja de compra e venda de ouro existe um avaliador que determina um valor base para a peça em questão. Os valores de cada peça podem variar consoante a oferta de cada estabelecimento. Resta então pensarmos nos fatores que levam estas lojas a existir e a reproduzirem-se de forma tão rápida.
Quando decide vender ou comprar uma peça de ouro numa loja vale a pena pensar sobre todos os prós e contras dessa mesma venda. Procure informar-se o mais possível sobre o valor da sua peça de modo a coincidir o mais aproximado com a proposta de venda por parte da loja. Estes estabelecimentos podem ser uma mais-valia caso pretenda angariar algum dinheiro, especialmente neste tempo de crise, contudo a venda de ouro têm os seus prós e contras. Conheça então quais os aspetos positivos e negativos destes estabelecimentos de compra e venda de ouro usado:
Aspetos positivos
|
Aspetos negativos
|
Possibilidade de angariar algum dinheiro
|
Vendas muito abaixo do valor real
|
Pagamento imediato
|
Avaliadores com fracas competências
|
Venda sigilosa
|
Compra sem garantia de origem fidedigna
|
Garantia de uma compra de ouro verdadeiro
|
Desprendimento de bens pessoais valiosos
|
Entre todos estes aspetos positivos e negativos destes estabelecimentos de compra e venda de ouro destacamos alguns que podem ser relevantes e decisivos na hora de efetuar a sua compra ou venda:
-
Possibilidade de ganhar dinheiro – Este é o primeiro dos prós quando à venda de ouro usado. É provavelmente o fator que leva as pessoas a vender o seu ouro e outros metais preciosos. Perante o cenário de crise existe a necessidade de obter um dinheiro extra. A venda de ouro e as lojas acessíveis são sem dúvida um atrativo para carteiras afetadas pela crise.
-
Pagamento imediato – O facto de o pagamento ser imediato, em dinheiro físico também atrai quem deseja obter um rendimento extra através das joias que já não usa ou não necessita.
-
Vendas muito abaixo do valor real – O primeiro dos contras relativos a venda de ouro usado passa pelo valor que os estabelecimentos atribuem às peças, que se verifica muito abaixo do valor original da joia. Estatísticas apontam para cerca de 90% de desvalorização desse mesmo valor. Tenha sempre em atenção a cotação do ouro nos mercados internacionais.
-
Avaliadores com fracas competências – Com o surgimento sistemático de lojas de compra e venda de ouro foi necessário o recrutamento de profissionais para avaliação de ouro. Contudo os números revelam que boa parte dos avaliadores das lojas de compra e venda de ouro usado possuem fracas competências de avaliação e conhecimento quando aos metais preciosos. Cabe a si decidir se a venda de ouro é a opção mais viável e ajustada às suas necessidades.
Foto de Michael Steinberg no Pexels