A maioria de nós depois de pagar a conta na caixa do supermercado, de certeza que amassa o papel da conta de forma quase instintiva, ou quando muito, mete-o para o fundo da carteira, de onde irá directamente para o caixote do lixo.
Este gesto tão simples e tão comum é um enorme erro, e mais ainda nos tempos actuais, onde devemos ajustar o nosso orçamento o melhor possível para conseguirmos chegar ao final do mês.
Infelizmente, os erros na conta do supermercado são muito mais habituais do que pensamos, podendo às vezes representar algumas centenas de euros por ano. Por essa razão é preciso ter muito cuidado e conferir tudo muito bem para evitarmos pagar mais do que o devido.
Possíveis erros
Embora possamos ter “uma ideia” aproximada do valor que a compra nos vai custar, é importante conferir o papel da conta para verificar se está marcado algum produto a mais ou se existe algum erro no preço. Muitas vezes os valores que estão (supostamente) em promoção não são os que aparecem na conta, pelo que se deve ter especial cuidado nestas situações.
Devemos fazer isto antes de sair do supermercado ou da grande superfície, porque é muito mais fácil reclamar do erro na altura do que depois de termos chegado a casa.
Devemos verificar o preço de cada um dos produtos, as unidades que nos foram cobradas, assim como o valor total da conta e o valor do troco caso tenhamos pago em dinheiro vivo.
Onde devemos prestar mais atenção
Há certas ocasiões onde as probabilidades de erro são maiores, como é o caso das ofertas e das promoções feitas pelo estabelecimento, como por exemplo uma redução no preço por levar um determinado número de unidades, ou as ofertas 2 em 1, Segundo alguns estudos, mais de 15% dos estabelecimentos não aplicam correctamente esses descontos na factura.
ILMA
Junho 3, 2015Verdade! Peguei erros diversas vezes. Toda atenção é pouco . Principalmente o Carrefour.