Aparelhos redutores de energia eléctrica

Aparelhos redutores de energia eléctrica

Aparelhos redutores de energia eléctricaO que são os aparelhos redutores de energia eléctrica?

Por aparelhos redutores de energia eléctrica referimo-nos aos aparelhos comercializados como instrumentos capazes de melhorar a eficiência energética de uma casa e de baixar consideravelmente a factura da energia. Geralmente instalam-se apenas ligando-os a qualquer tomada livre da casa.

Os aparelhos redutores de energia podem ser encontrados a preços que podem oscilar entre os 4,99 e os 66 euros, o que não deixa de levantar dúvidas, que um aparelho com a mesma prestação tenha preços tão díspares.

 

Como é suposto funcionarem aparelhos redutores de energia?

Os produtores e vendedores destes aparelhos dizem que funcionam mais ou menos da mesma forma.

 

Os aparelhos redutores de energia funcionam mesmo?

Há que dizer que os dispositivos chamados de aparelhos redutores de energia eléctrica não funcionam, tendo já sido submetidos a diversos testes de eficácia por diversos grupos independentes, ecológicos ou de protecção do consumidor, os quais já demonstraram a ineficácia destes produtos.

Por essa razão, podemos e devemos considerar que os aparelhos redutores de energia são uma fraude e que não são recomendáveis em termos de factor de poupança de energia, ou em termos de poupança na factura da luz.

 

Estudo sobre os aparelhos redutores de energia eléctrica

A “Organización de Consumidores y Usuarios” em Espanha realizou o seguinte estudo com um destes aparelhos redutores de energia:

LER TAMBÉM  Como economizar energia em casa?

“Testámo-lo: ligámos o aparelho numa tomada de uma casa, e de seguida ligámos um aparelho de ar condicionado portátil, um televisor de plasma de grande formato e um aspirador”.

A conclusão foi esta:

“De seguida foi medido o consumo real de energia por estes dispositivos, com e sem o aparelho ligado. O resultado? Nenhuma poupança.”

 

Estudos sobre a farsa dos aparelhos redutores de energia

A Fundación Tierra (Espanha) também realizou um estudo mas mais exaustivo e técnico dos aparelhos redutores de energia, que podemos encontrar na sua página oficial na Internet. A conclusão final foi que estes dispositivos conseguem obter uma muito ligeira melhoria na eficiência energética. No entanto, não tem grande significado e são falsos os restantes benefícios, como alongar da vida dos electrodomésticos ou evitar o seu sobreaquecimento, etc.

 

Testes e analises a aparelhos redutores de energia na CIGRE

O Conselho Internacional de Grandes Sistemas Eléctricos (CIGRE) é uma organização internacional não-governamental, sem fins lucrativos e com sede em Paris. É uma organização líder em sistemas eléctricos de potência, com membros em mais de 80 países. Esta organização fez uma análise aos aparelhos redutores de energia, onde chegaram à conclusão que não cumprem o que prometem, ou seja, não representam qualquer poupança na factura da electricidade, ou se existir algum tipo de poupança, esta é tão irrisória que não tem qualquer reflexo na factura energética.

 

Como poupar energia de forma eficaz

A verdadeira forma de poupar energia deve seguir diversas recomendações, para realmente poder fazer a diferença, como por exemplo:

  • Usar lâmpadas de baixo consumo ou leds que consomem 4 vezes menos energia do que as lâmpadas comuns.
  • Utilizar sempre que possível as ventoinhas em vez do ar condicionado.
  • Fechar as portas e janelas quando o ar condicionado estiver ligado e limpar os filtros no mínimo uma vez por mês.
  • Não ligar as máquinas de lavar roupa ou louça quando não estiverem totalmente cheias. Junte as coisas que tem para lavar e apenas ligue as máquinas com a carga máxima.
  • Cozinhar com panela de pressão. A poupança de energia é na ordem dos 50 %.
  • Desligar por completo os aparelhos eléctricos. O “stand by” pode representar mais 7 % de gastos de energia.
  • Utilizar o forno apenas quando a comida necessitar de mais tempo para ser cozinhada.
  • Compre electrodomésticos de classe A ou superior, especialmente o frigorífico que está ligado 24 horas por dia.
LER TAMBÉM  Cinco truques para economizar no aquecimento sem passar frio

 

Para saber mais formas de poupar energia

Para saber mais truques e formas fáceis de poupar energia de maneira mais eficaz, até mesmo formas ecológicas e baratas de fazer isso, poderá encontrar muita informação nas páginas deste blogue, mais concretamente na categoria Casa.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.