Aparelhos Economizadores

Aparelhos Economizadores de Energia

Vamos começar já por dizer que os chamados dispositivos de poupança de energia não funcionam, tendo sido submetidos a vários testes de eficiência por vários grupos independentes e os resultados foram sempre os mesmos. Quer saber mais? Então leia o resto deste artigo.
Aparelhos Economizadores

O que são dispositivos de poupança de energia?

Por aparelhos economizadores de energia entendemos os dispositivos comercializados como instrumentos capazes de melhorar a eficiência energética de uma casa e de baixar consideravelmente a conta de electricidade.
São instalados simplesmente ligando-os a qualquer tomada livre na casa.
Podem ser encontrados economizadores de energia para preços entre 4,99 e 66 euros, o que é suspeito de que um aparelho com o mesmo desempenho tenha uma gama de preços tão vasta.

Como é suposto os aparelhos poupadores de energia funcionar?

Os produtores e vendedores de poupança de energia dizem mais ou menos que trabalham da seguinte forma.
Será que os aparelhos economizadores de energia funcionam realmente?
Bem, devemos dizer que os chamados dispositivos de poupança de energia não funcionam e que foram submetidos a vários testes de eficácia por grupos independentes, ecológicos ou de protecção do consumidor, que demonstraram a ineficácia destes produtos.
Por conseguinte, podemos considerar que os economizadores de energia são um esquema e que não são de todo recomendados como factor de poupança de energia, nem económicos na factura da electricidade.

Estudo sobre os aparelhos poupadores de energia pela UCU

A Organização dos Consumidores e Utilizadores em Espanha fez o seguinte estudo de um destes dispositivos de poupança de energia:
“Testámo-lo: ligámo-lo a uma casa e depois colocámos um ar condicionado portátil, um grande ecrã de plasma e um aspirador”.
Esta foi a conclusão:
“Medimos então o consumo real de energia por estes dispositivos, com e sem o G-Ner-G ligado. O resultado? Nenhuma poupança”.

Estudos da Fundação Tierra sobre a poupança de energia

A Fundação Tierra faz um estudo muito mais exaustivo e técnico dos economizadores de energia, que pode ser encontrado no seu website oficial.
A sua conclusão final é que estes dispositivos significam uma melhoria muito ligeira na eficiência energética, mas que não têm um impacto especial e que as restantes características, tais como prolongar a vida útil dos aparelhos ou evitar o seu sobreaquecimento, etc., são falsas.

Teste e análise dos dispositivos de poupança de energia do CIGRE

O Conselho Internacional de Grandes Sistemas Eléctricos (CIGRE) é uma organização internacional, não governamental, sem fins lucrativos, com sede em Paris. É uma organização líder em sistemas de energia, com membros em mais de 80 países, que fizeram uma análise dos aparelhos poupadores de energia, concluindo que não cumprem o que prometem e, se poupam, é tão pouco que dificilmente se reflecte na fatura da eletricidade.

Como poupar energia de forma eficiente

A verdadeira forma de poupar energia não é apenas uma, mas a soma de várias que também podem fazer uma grande diferença, tais como
  • Utilizar lâmpadas económicas ou LEDs que consomem quatro vezes menos energia do que as normais.
  • Utilizar sempre o ventilador em vez do ar condicionado, sempre que possível.
  • Fechar portas e janelas quando o ar condicionado estiver ligado e limpar os filtros pelo menos uma vez por mês.
  • Não coloque a máquina de lavar roupa com pequenas quantidades, junte-as e carregue-as o mais possível.
  • Cozinhar com uma panela de pressão, a poupança é de 50%.
  • Desligar completamente os aparelhos, o “stand by” produz um custo de 7 %.
  • Utilizar o forno apenas para o aquecimento de artigos de longa duração.
  • Comprar aparelhos de classe A ou superior, especialmente o frigorífico de 24 horas.

Para mais formas de poupar energia

Para mais dicas e formas fáceis de poupar energia eficazmente, incluindo formas baratas e amigas do ambiente, encontrará muita informação e muito mais na paginas do nosso blogue.
LER TAMBÉM  Poupar com cupões e vales de desconto
3

Sem comentários

Deixe o seu comentário