As redes sociais tornaram-se nos últimos anos num instrumento imprescindível para quem procura emprego. De entre todas, o LinkedIn é uma das mais utilizadas tanto pelos trabalhadores que procuram um novo emprego ou novos desafios profissionais, como pelas empresas que procuram profissionais válidos para os seus quadros.
No entanto não é suficiente entrar nesta rede e simplesmente preencher os campos com os dados solicitados. São imensos os utilizadores desta rede social e consequentemente os candidatos a eventuais vagas colocadas pelas empresas, sendo necessário tornar o perfil o mais atractivo e profissional possível para conseguir despertar o interesse das empresas.
Para o conseguir é necessário ter em atenção os seguintes aspectos:
- Em primeiro lugar é necessário determinar claramente o que pretende fazer no LinkedIn, se pretende encontrar trabalho, expandir um negócio através da captação de novos clientes, etc.
- Tenha atenção com a sua foto de perfil, evitando que seja demasiado informal ou demasiado profissional. Como se costuma dizer, é no meio que está a virtude, e as redes sociais não são uma excepção à regra, mas tenha a certeza de que o seu perfil reflecte aquilo que pretende.
- Preencha o perfil com a versão mais actualizada do seu currículo. No entanto, não se esqueça de que o perfil não é mais do que um resumo da sua estratégia, concebido para captar imediatamente a atenção de quem possa estar interessado em si.
- Faça uma lista com as palavras-chave relacionadas com a sua experiência profissional e inclua-as no seu perfil, uma vez que vão ser essas as palavras pesquisadas pelas empresas na sua busca pelos candidatos ideais para o cargo.
- Evite os erros ortográficos pois dão uma má imagem de si como profissional.