concurso de emprego

Detalhes que fazem a diferença num concurso de emprego

concurso de emprego

Quando se está a concorrer a um posto de trabalho é muito importante conseguir diferenciar-se das outras pessoas para se ter maiores probabilidades de conseguir esse emprego. Um bom currículo, uma forma de estar e qualidades distintas são as chaves para se poder diferenciar dos restantes candidatos.

As diferenças em relação aos outros candidatos podem ser olhadas de dois pontos de vista. Um deles está relacionado com a experiência e conhecimentos académicos que cada um tem, enquanto o outro está relacionado com o conjunto de qualidades que torna cada pessoa única e diferente.

No âmbito dos conhecimentos académicos é importante ter um percurso curricular diferente, como uma formação complementar e especializada, conhecimento de vários idiomas, ter estudado no estrangeiro (Programa Erasmus), e caso seja possível, ter tido alguma experiência laboral no exterior. Estes pontos costumam ter sempre um valor acrescido que o recrutador normalmente tem em conta.

É também muito importante ir melhorando e desenvolver-se profissionalmente de forma continua, de forma a adquirir novos conhecimentos, técnicas, aptidões, competências, etc., que representem uma mais-valia para a empresa que está a contratar e para as funções que irá desempenhar.

diferenciaçãoPelo lado das qualidades pessoais, há também traços de personalidade que podem ajudar o recrutador a escolher melhor. Para além de ser proactivo e de trabalhar em equipa, ser uma pessoa constante e com boa inteligência emocional é outra mais-valia no âmbito laboral porque permite conseguir superar grandes desafios e alcançar os objectivos do posto de trabalho.

A autoconfiança é outra das chaves da diferenciação porque possibilita alcançar metas no trabalho, para além da capacidade de enfrentar problemas ou dificuldades que surgem no dia-a-dia ou de forma inesperada.

Mas é preciso saber o que é importante no desempenho das funções, para não perder tempo com tarefas irrelevantes e pouco produtivas. Apesar de serem qualidades óbvias, nem todas as pessoas as possuem.

Sem comentários

Deixe o seu comentário