Apesar das aliciantes oportunidades financeiras associadas ao acto de criação de um negócio próprio, a verdade é que, o investimento necessário à sua concretização representa, muitas vezes, um obstáculo difícil de ser ultrapassado pela maioria das pessoas. Por mais interessante que uma ideia possa parecer, de nada valerá caso não possua o capital necessário à sua materialização, sendo este o principal motivo responsável por muitas das ideias para negócios que quase toda a gente tem, nunca chegarem a ser colocadas em prática.
Indice
Produtos informáticos
Se informática é a sua área e possui conhecimentos bem sólidos sobre a mesma, então a criação e venda de produtos informáticos, sejam lá eles quais forem, é um negócio que poderá revelar-se bem rentável, sem que para isso tenha de investir quantias demasiado elevadas de dinheiro. Por vezes, umas poucas centenas de euros será tudo aquilo de que precisará para investir inicialmente no seu projecto.
Trabalhos manuais
Se tem jeito para trabalhos manuais, sejam eles pintura, artesanato, ou qualquer outra forma de arte, poderá tentar vendê-los. Caso possua um talento distinto, poderá vir a encontrar quem veja valor no seu trabalho e esteja disposto a pagar por ele.
Venda ambulante
A venda ambulante é um negócio que, dependendo do produto, da localização e da época do ano, poderá até render-lhe boas quantias de dinheiro. Apesar de ser um trabalho árduo, o investimento inicial é mínimo, quando comparado a outros negócios, e por isso uma boa ideia para quem não tem muito para investir.
Serviços domésticos
Serviços domésticos poderão incluir lide doméstica e/ou cuidar de idosos e crianças. Não exigem qualquer tipo de investimento inicial, e quando bem sucedidos, estes serviços poderão resultar num lucro impressionante.
Cuidar de animais de estimação
Se gosta de animais, diversos são os serviços poderá implementar para um negócio direccionado para esta área. Entre outros, poderá passear cães, ficar com eles durante períodos de férias e ainda dar-lhes banho. A maior parte destes serviços não existem grande investimento inicial, e poderão sempre dar bons resultados.
Serviços de fotografia
Se gosta de fotografia, poderá escolher uma área de especialização e começar a trabalhar como freelancer na mesma. Para além de uma boa máquina e algum equipamento extra necessário, este é um negócio no qual não precisará de investir muito, e que até poderá original bons lucros, caso seja particularmente bom naquilo que faz.