Dicas para poupar gás a cozinhar

Dicas para poupar gás a cozinhar

gásCom a subida do preço do gás tem-se vindo a tornar cada vez mais importante encontrar alternativas que permitam eficazmente poupar na utilização deste recurso natural, o que, por sua vez, contribuirá para evitar o gasto de quantias exorbitantes de dinheiro na conta mensal de gás. Ainda que os preços estejam cada vez mais elevados, poupar continua a ser relativamente fácil. Para tal, é apenas necessário um pouco de disciplina e muita força de vontade.

Eis algumas medidas que poderá adoptar no seu dia-a-dia para reduzir drasticamente o consumo de gás:

  • Tenha preferência por panelas de pressão, sempre que possível. Não só requerem uma menor utilização de gás para aquecer, como também cozinham muito mais rapidamente do que as panelas convencionais.
  • Evite encher as panelas com água em excesso, pois tal originará um aumento significativo no tempo de fervura e, consequentemente, um aumento no consumo de gás.
  • Sempre que necessitar de aquecer algo rapidamente, opte pelo microondas. Assim evitará gastar gás e o aquecimento dos alimentos dar-se-á de uma forma muito mais rápida.
  • A menos que seja verdadeiramente necessário, lave-se sempre com água fria. De inverno é compreensível que seja utilizada água quente, mas de verão não existe qualquer tipo de razão para não lavar as mãos, a cara e até o corpo com água fria.
  • Desligue o esquentador se não o for utilizar durante longos períodos de tempo. Isto ajudará, sem qualquer dúvida, a poupar quantias significativas na conta mensal do gás.
  • Durante o verão, nunca se esqueça de diminuir um pouco a temperatura do esquentador ou da caldeira, caso tenha possibilidade para tal. Desta forma, evitará gastos desnecessários de gás.
  • Regule convenientemente as chamas dos bicos do fogão, de forma a evitar que estejam mais fortes do que aquilo que realmente é necessário. Esta é uma regra de ouro a ser adoptada por todos aqueles que tenham por objectivo poupar na conta do gás.
  • Considere a instalação de painéis solares, caso esteja mesmo determinado em prevenir o consumo excessivo de gás. Fazê-lo acabará por se revelar como uma decisão bastante sensata, quer do ponto de vista financeiro, quer do ponto de vista ecológico
LER TAMBÉM  Quatro conselhos para poupar nas compras de Natal

Como podemos ver, até nem é assim tão difícil poupar gás. E você o que pensa? Tem mais alguma dicas que queira aqui partilhar?

  • .

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.