Dicas para poupar gás a cozinhar

Dicas para poupar gás a cozinhar

gásCom a subida do preço do gás tem-se vindo a tornar cada vez mais importante encontrar alternativas que permitam eficazmente poupar na utilização deste recurso natural, o que, por sua vez, contribuirá para evitar o gasto de quantias exorbitantes de dinheiro na conta mensal de gás. Ainda que os preços estejam cada vez mais elevados, poupar continua a ser relativamente fácil. Para tal, é apenas necessário um pouco de disciplina e muita força de vontade.

Eis algumas medidas que poderá adoptar no seu dia-a-dia para reduzir drasticamente o consumo de gás:

  • Tenha preferência por panelas de pressão, sempre que possível. Não só requerem uma menor utilização de gás para aquecer, como também cozinham muito mais rapidamente do que as panelas convencionais.
  • Evite encher as panelas com água em excesso, pois tal originará um aumento significativo no tempo de fervura e, consequentemente, um aumento no consumo de gás.
  • Sempre que necessitar de aquecer algo rapidamente, opte pelo microondas. Assim evitará gastar gás e o aquecimento dos alimentos dar-se-á de uma forma muito mais rápida.
  • A menos que seja verdadeiramente necessário, lave-se sempre com água fria. De inverno é compreensível que seja utilizada água quente, mas de verão não existe qualquer tipo de razão para não lavar as mãos, a cara e até o corpo com água fria.
  • Desligue o esquentador se não o for utilizar durante longos períodos de tempo. Isto ajudará, sem qualquer dúvida, a poupar quantias significativas na conta mensal do gás.
  • Durante o verão, nunca se esqueça de diminuir um pouco a temperatura do esquentador ou da caldeira, caso tenha possibilidade para tal. Desta forma, evitará gastos desnecessários de gás.
  • Regule convenientemente as chamas dos bicos do fogão, de forma a evitar que estejam mais fortes do que aquilo que realmente é necessário. Esta é uma regra de ouro a ser adoptada por todos aqueles que tenham por objectivo poupar na conta do gás.
  • Considere a instalação de painéis solares, caso esteja mesmo determinado em prevenir o consumo excessivo de gás. Fazê-lo acabará por se revelar como uma decisão bastante sensata, quer do ponto de vista financeiro, quer do ponto de vista ecológico

Como podemos ver, até nem é assim tão difícil poupar gás. E você o que pensa? Tem mais alguma dicas que queira aqui partilhar?

  • .

Sem comentários

Deixe o seu comentário