dinheiro familia

A família é o melhor apoio em tempos de crise

dinheiro familia

Em tempo de crise, a família é o melhor apoio para quem está a passar por dificuldades. Não estamos a falar apenas de tempo (levar as crianças à escola, preparar refeições, etc.) mas também de dinheiro e outros bens que possam ajudar a ultrapassar as dificuldades económicas derivadas da perda do emprego, de um negócio que está a correr mal ou da compra de uma casa ou de um carro.

Segundo alguns estudos, uma em cada quatro pessoas já emprestou dinheiro a familiares, mesmo àqueles que não vivem na mesma casa, para os tentar ajudar a superar algumas dificuldades. Os portugueses preferem pedir dinheiro a familiares antes recorrer a um banco, uma vez que para além de haver menos probabilidades do empréstimo ser concedido pelo banco, os juros cobrados por este também superam em muito o valor solicitado.

A maioria das ajudas acontece entre pais e filhos (sobretudo quando estes têm menos de 40 anos), enquanto são poucos os idosos que recebem ajuda dos seus próprios filhos. O perfil básico da pessoa que costuma receber ajuda por parte da família será a de uma pessoa jovem e emancipada, casado e com filhos.

As situações mais comuns que obrigam a pedir ajuda aos familiares são em primeiro lugar as derivadas da perda do posto de trabalho ou a falência e encerramento de empresas. De seguida vem a falta de rendimentos que não permite às pessoas chegar ao final do mês, e por último os derivados da falta de saúde ou de estudos. Para além disso, são muitas as pessoas que compraram casa com a ajuda económica (empréstimos sem juros ou avales) dos seus familiares.

LER TAMBÉM  Orçamento Familiar

Outra forma de receber ajuda familiar é através de serviços não remunerados, como por exemplo cuidar dos mais pequenos ou de pessoas dependentes, pequenas reparações domésticas, questões relacionadas com burocracias… A título de exemplo, desde que começou a crise que se estima que o número de avós obrigados a cuidar dos seus netos terá duplicado.

E qual a sua opinião sobre pedir ajuda à família? Já foi obrigado e pedir ajudar? Será que teria coragem de pedir? Gostaria também de saber a sua opinião.

Imagem @Morgan

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.