Vantagens do uso do cartão de crédito

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Vantagens do uso do cartão de créditoOs cartões de crédito têm muitas vantagens oferecidas pelos bancos para que os utilizadores sejam tentados a os utilizar e acabem por recorrer ao crédito. O melhor que tem a fazer é usufruir das suas vantagens mas deixar de lado o crédito fácil e os consequentes juros.

As vantagens do cartão de crédito são mais ou menos proveitosas dependendo do perfil do utilizador. Quem gosta de viajar tira mais proveito da oferta de milhas de viagens ou descontos em alojamentos do que quem prefere poupar e tem a anuidade gratuita ou devolução de parte do valor gasto como benefício preferencial.

 

Algumas das vantagens do uso do cartão de crédito:

  • Facilidade e segurança: Andar com um cartão de crédito é muito mais simples do que andar com dinheiro. Quando for fazer alguma compra não tem de se deslocar até uma caixa multibanco para levantar dinheiro e regressar depois à loja, paga logo e pronto. Para além disso é muito mais seguro do que dinheiro. Se for roubado ou simplesmente perder dinheiro é quase impossível que o consiga reaver. Um cartão de crédito pode ser anulado e para o utilizar é necessário saber o código (excepto se for online), para além de existirem vários seguros para casos destes.
  • Crédito gratuito: Este benefício é dado pelas entidades bancárias em grande parte dos seus cartões de crédito. O tempo máximo varia de cartão para cartão e de banco para banco mas pode chegar aos 45 dias ou mais. Durante esse tempo pode comprar o que quiser (sem exageros) que só tem de pagar na data determinada e sem custos acrescidos. Dando um exemplo isto funciona da seguinte maneira: o extracto para pagamento é emitido no dia 20 e o valor é descontado 15 dias depois, ou seja se comprar alguma coisa no dia 21 de Setembro o extracto é emitido a dia 20 de Outubro e só o vai pagar 15 dias depois. Entre o dia 21 de Setembro e dia 4 de Novembro tem crédito gratuito.
  • Descontos em lojas: Os bancos têm parcerias com várias lojas que oferecem descontos aos portadores de cartões de crédito dessa instituição bancária. Quer seja artigos com preço reduzido ou prestações sem juros o leque de ofertas é variado. Normalmente cada banco tem uma página na internet com a lista dos seus parceiros, actualizada frequentemente com novas ofertas, sendo também enviado por carta ofertas especiais.
  • Sem custos acrescidos: Por norma um cartão de crédito tem uma anuidade mais alta do que um cartão normal de débito, situação que pode ser facilmente ultrapassada. A 1ª anuidade é normalmente gratuita e as restantes são oferecidas se ultrapassar determinado valor em compras. Se utilizar o cartão de crédito para as compras normais do supermercado e todos os outros gastos que podem ser pagos com este cartão facilmente atinge o valor e fica com a anuidade gratuita. Isto claro, só compensa, se apenas utilizar o crédito gratuito e não tiver de pagar juros.
  • Devolução de parte do valor da compra: Embora isto não seja verdade em todos os cartões de crédito, pelo menos alguns deles tem o benefício de lhe devolver parte do valor que gasta nas compras. O valor normalmente anda entre os 1 e os 3%, o que pode não parecer muito mas se fizer as contas vai acabar por ver que ainda é um valor razoável. Se gastar todos os meses 300€ com o cartão, o que nem é um valor muito alto, 3% ao final do ano são 108€ que poupou sem esforço nenhum.
LER TAMBÉM  Cartões de crédito sem despesas. Será verdade?

Só esta pequena lista de vantagens em usar o cartão já compensa a sua utilização mas os benefícios não se ficam por aqui. Informe-se com o seu banco e terá acesso à lista completa de cada um dos cartões disponíveis.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.