Conselhos para quem quer trabalhar em casa

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

trabalhar em casaSe você está a pensar em trabalhar em casa, então neste artigo poderá conhecer alguns conselhos que lhe serão bastante úteis. Hoje em dia, o conceito de emprego alterou-se bastante relativamente há uns anos atrás. Já são mais raros os empregos para toda a vida, e cada vez mais frequentes os contratos temporários, com termo certo, que resultam em vários empregos e funções durante o período de vida profissional. Por estas e outras razões, o trabalho a partir de casa é hoje em dia cada vez mais uma opção.

As vantagens de trabalhar em casa são grandes, especialmente o facto de implicar menores despesas no dia-a-dia, e permitir uma gestão mais flexível do tempo. Contudo, trabalhar a partir de casa não são só facilidades. De seguida poderá conhecer alguns conselhos, que tornarão o seu trabalho em casa mais eficaz e produtivo.

  1. Para ter sucesso a trabalhar em casa terá de ter um horário de trabalho, que deve cumprir tal e qual como se estivesse num escritório, numa fábrica, ou noutro local de trabalho. Um dos grandes erros de quem começa a trabalhar a partir de casa é achar que não necessita de trabalhar tanto tempo. Errado. Para ter sucesso tem de trabalhar tanto como fazia antes. Se começou a trabalhar em casa para não ter horários tão rígidos, então não faça um horário: estipule um período mínimo de tempo diário que deve dedicar exclusivamente à sua atividade.
  2. Estar em casa, sem supervisão ou um chefe, traz vantagens, mas também tentações e distrações. Para que a sua atividade a partir de casa tenha sucesso, você tem de aprender a ser disciplinado, de forma a não perder tempo em atividades acessórias, retirando tempo precioso ao seu trabalho. Durante os períodos de trabalho, dedique-se exclusivamente como se estivesse a ser supervisionado.
  3. Para a gestão do seu tempo ser eficaz e produtivo, é importante haver um plano de trabalho. Assim, planifique no início de cada semana, ou no início de cada mês, todo o seu trabalho. Trabalhar por metas, objetivos ou prazos é a forma mais adequada para conseguir manter-se focado no seu trabalho, sem cair nas tentações naturais de quem trabalha em casa.
  4. Ter um objetivo e um prazo é uma ótima forma de disciplinar o tempo. No entanto, além de metas semanais ou mensais, é igualmente fundamental para a sua disciplina ter metas parciais. Ou seja, divida o objetivo que tem para a semana por etapas, e dê a cada uma delas um prazo. Dessa forma conseguirá ter sempre sob controlo o seu trabalho.
  5. Tenha uma agenda ou um quadro onde anote os seus planos de trabalho, bem como os prazos e a descrição de cada etapa. Isto irá ajudá-lo a não perder o foco e o controlo sobre o seu tempo de trabalho.

Como percebeu, trabalhar a partir de casa exige disciplina, gestão de tempo, planificação e concentração. Siga os nossos conselhos, e conseguirá trabalhar em casa com sucesso.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...