dicas para poupar dinheiro

Sete dicas para poupar dinheiro sem esforço

dicas para poupar dinheiroO acto de poupar é uma aprendizagem pessoal que implica uma tomada de consciência que surge da necessidade de fazer um balanço dos recursos pessoais e das possibilidades de eliminar gastos. Mas, por vezes, é possível poupar dinheiro sem grande esforço, ou seja, sem ter que renunciar às coisas que são realmente importantes para nós.

 

Não ir ao ginásio

Não vá ao ginásio, pois não é necessário pagar uma quota mensal para praticar desporto quando existem tantos locais para praticar corrida, para fazer caminhadas ou para fazer um jogo de futebol com os amigos.

 

Corte nas telecomunicações

A concorrência é cada dia mais apertada. Tem a certeza que tem o tarifário mais baixo? Precisa realmente de ter telefone fixo? E o tarifário da televisão por cabo e da internet não pode ser já trocado por um mais baixo?

 

Prescinda da roupa de marca

Deixe de ser um fanático das marcas de roupa quando existem tantas lojas com roupa bonita que oferecem preços muito mais económicos. Estabeleça a época de saldos como o período fixo para fazer compras. Irá gastar muito menos dinheiro em roupa todos os anos. Também pode ir dar uma vista de olhos às lojas de roupa em segunda mão e ver se há alguma coisa que lhe possa agradar.

pouoar

Gastos de lazer que se podem eliminar

Reduza ao mínimo as refeições fora de casa porque representam muitos gastos desnecessários. Se for um aficionado por cinema aproveite os preços mais baratos das segundas-feiras. Consulte também a agenda de actividades de lazer na sua cidade porque há sempre imensas actividades gratuitas.

LER TAMBÉM  Guia para comprar nas promoções

 

Anote os seus gastos

Para ter uma melhor noção dos gastos, pode ter uma agenda para anotar todas as despesas (por mínimas que sejam), e para assim poder ter um maior controlo sobre as suas finanças pessoais. Da mesma forma, experimente adiar por uma semana os gastos menos urgentes.

 

Como poupar dinheiro em formação

Pode utilizar as bibliotecas públicas e aí ler livros interessantes. Também é possível ler jornais e revistas. Se estiver empregado a sua empresa é obrigada a dar-lhe formação todos os anos. Se estiver desempregado há muitos cursos de formação profissional ministrados nos centros de formação. Há ainda bancos de tempo, ou seja, entidades onde se estabelece um intercâmbio de serviços baseado no tempo. Uma forma de transacção onde todas as pessoas podem oferecer o seu tempo e por sua vez requerer um serviço aos outros.

 

O cesto de compras

Compre marcas brancas. Faça compras uma vez por semana para ter um melhor controlo do que realmente precisa. E leve sempre consigo uma lista de compras.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.