Saiba quais são os truques dos supermercados para o fazer gastar mais

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

truques dos supermercadosTemos sempre tentado apresentar aqui alguns truques, soluções e alternativas para que os nossos leitores consigam poupar o máximo e gastar o menos possível. Basta navegar um pouco por este blogue para aprender como pode esticar ao máximo o seu orçamento familiar. No entanto, existe alguns estabelecimentos comerciais que utilizam certas técnicas para fazer com que os clientes gastem mais. Por essa razão vamos hoje falar sobre este tema, para que você saiba quando está a ser “encaminhado” para fazer uma determinada compra, mesmo que não o queira.

A maioria dos supermercados utiliza truque e estratégias para que gastemos mais sempre que vamos às compras. Desta forma, e sem nos darmos conta, as grandes superfícies levam a sua avante sem que nós nos apercebamos de que estamos a comprar mais do que o necessário. Vamos conhecer as estratégias mais utilizadas pelos supermercados para nos fazer gastar mais:

 

Os carros de compras que se desviam

poupar no supermercadoNunca teve a sensação que o carro do supermercado desvia-se sempre para o mesmo lado? De uma forma geral os supermercados têm carros de compras que se desviam sempre para a direita. Fazem-no para que as pessoas possam mais facilmente tirar os artigos que ficam nas estantes do lado direito. Uma das razões é porque a maioria das pessoas é dextra. Mas a outra razão é porque costumam colocar os produtos mais caros deste lado, ou porque aqui são colocados os produtos que o supermercado quer vender mais.

LER TAMBÉM  Como economizar nas chamadas de telemóvel

 

A música

economizar no supermercadoA música que está a tocar em fundo no supermercado não é escolhida por acaso. Mais próximo da hora de encerramento, costumam colocar música mais mexida para suscitar a ansiedade das pessoas e fazer com que sejam mais rápidas a comprar. Sabe-se que a música influencia muito o estado anímico das pessoas. O facto de haver música rápida e animada faz com que as pessoas façam as compras mais rápido.

Quando se pretende que o comprador faça as suas compras com mais tranquilidade, coloca-se música mais lenta.

 

Organizar estrategicamente o percurso

poupar nas comprasO que mais interessa ao supermercado é que o cliente percorra totalmente a loja. Por isso é que de uma forma geral a entrada fica à direita e as caixas registadoras à esquerda. As pessoas têm tendência a girar no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio, pelo que com esta distribuição os visitantes vão dar a volta completa ao supermercado. Também se joga com as escadas rolantes quando o supermercado tem vários níveis, de forma que para subir de um piso ao outro é preciso dar a volta completa ao piso.

 

Disposição das estantes

como economizarComo seria de prever, a disposição das estantes é também analisada pormenorizadamente. À altura aproximada dos olhos dos adultos ficam os produtos mais caros. Quanto mais abaixo se olhe, mais baratos são os produtos, e na parte superior da estante ficam os produtos de preço médio.

Se olharmos com atenção, podemos ver que as melhores marcas têm os seus produtos colocados nas partes mais visíveis. Este lugar é muitas vezes pago pelas marcas para ser ocupado pelos seus produtos.

 

Promoções perto dos artigos mais comprados

promoções supermercadoOs supermercados sabem perfeitamente quais são os artigos mais e menos vendidos. Junto aos produtos que são mais vendidos é costume colocar produtos em promoção, bem como outros artigos que o supermercado pretende vender mais.

LER TAMBÉM  Poupar com cupões e vales de desconto

 

Ofertas junto às caixas registadoras

como pouparQuem é que enquanto esperava junto à caixa registadora nunca comprou um chocolate ou uma revista? Esta é uma técnica muito comum utilizada por todos os supermercados, mas mesmo assim é uma técnica que dá realmente resultado.

 

Aprender para economizar

É muito importante conhecer todos estes truques para conseguir poupar ao máximo nas nossas visitas ao supermercado. Agora que já os conhece, não se deixe enganar.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...