Roubaram-me a carteira com os cartões de crédito e de multibanco. E agora?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

carteiraSabemos que é um momento desagradável, mas será provavelmente uma daquelas alturas pelas quais já passámos pelo menos vez na vida: o roubo da nossa carteira. Estas situações deixam-nos muito nervosos porque para além do dinheiro, ainda ficámos sem os cartões de crédito e multibanco. E hoje em dia ainda é pior porque dependemos cada vez mais deste “dinheiro de plástico” que substitui cada vez mais as tradicionais notas e moedas.

Mas o que pode acontecer quando somos vítimas de um roubo? O que devemos fazer nestes casos?

A primeira coisa a fazer é anular todos os cartões bancários para evitar que nos possam levantar dinheiro da conta, cometer fraudes ou até mesmo fazer compras. Por tudo isso, entre em contacto o mais rapidamente possível com o serviço de atendimento ao cliente das entidades bancarias às quais pertencem os cartões e peça a sua anulação. Este tipo de serviço está disponível 24 horas por dia precisamente para este tipo de casos, pelo que não perca tempo e proceda imediatamente à anulação de todos os cartões, não dando tempo para que os possam usar.

No caso de que não conseguir contactar o banco, pode tentar contactar directamente a entidade emissora (Visa, MasterCard, American Express) para tentar anular os cartões o mais rápido possível porque quanto mais tempo passar, maior será o risco de usarem os cartões.

Se se apercebeu do roubo, memorize a localização exacta e a hora pois são aspectos fundamentais quando for apresentar denúncia à polícia. Se não se apercebeu do roubo, tente fazer uma reconstituição do último momento em que mexeu na carteira e qual o lugar onde estava. Quando há muita gente, basta um simples empurrão para sermos roubados sem darmos conta do sucedido.

LER TAMBÉM  Cuidado: Não é possível ganhar dinheiro facil na Internet

roubo de carteiraPerante esta situação, é importante recorrer à ajuda das forças policiais depois de ter anulado os cartões para garantir que ninguém lhe rouba a identidade com os dados do cartão de cidadão e dos cartões de crédito.

Esta situação tem-se vindo a tornar cada vez mais problemática porque muitas pessoas que foram vítimas de roubos, apenas se preocuparam em anular os cartões do banco e ignoraram a denúncia na polícia. Depois acabaram por ter problemas porque a sua identidade foi roubada e não havia qualquer denúncia.

Por essa razão, se lhe roubarem a carteira, actue de forma imediata e proteja tanto o seu dinheiro como a sua identidade.

O ideal seria que nunca tivéssemos sido vítima de qualquer roubo, mas os ladrões costumam aproveitar quaisquer descuidos por mínimos que sejam para actuar, por isso tenha em atenção estes conselhos:

  • Não deixe o smartphone em cima da mesa de qualquer estabelecimento público. É muito frequente ver estes dispositivos em cima da mesa dos cafés, por exemplo, mas à mínima distracção podemos ficar sem eles.
  • Vigie sempre qualquer pessoa que se aproxime com aparentes más intenções.
  • Vigie sempre a área à sua volta quando estiver a levantar dinheiro no multibanco.
  • Nunca deixe a carteira (ou bolsa) à vista quando sair mesmo que seja por pouco tempo porque bastam alguns segundos para abrir um carro.
  • Ande sempre com a carteira ou bolsa do lado da parede quando estiver a caminhar pela rua para evitar os roubos por “esticão”.
  • Nunca mostre que tem dinheiro porque pode estar a despertar a atenção de possíveis ladrões.
  • No caso de roubos com recurso a violência, tente memorizar a cara e os traços mais característicos do ladrão para facilitar a identificação do mesmo pela polícia.
  • Tente não levar tudo no mesmo bolso. Ou seja, tente repartir a documentação pessoal, o dinheiro, as chaves, os cartões do banco por todos os bolsos.
  • Tenha cuidado e evite deixar aberta a bolsa quando a colocar sobre uma cadeira.
  • Quando sair de casa leve apenas o imprescindível. Não leve mais dinheiro do que o necessário ou mais cartões de que costuma usar.
  • Não utilize bolsos que não tenham um fecho seguro e prefira os bolsos interiores para guardar o dinheiro e os cartões.
  • Desconfie de qualquer movimento, empurrão ou aproximação suspeita, sobretudo em situações onde há aglomerações de pessoas.
  • Utilize as caixas automáticos nos horários em que o banco está aberto e há trabalhadores no interior.
  • Caminhe por lugares iluminados.
LER TAMBÉM  Vai comprar alguma coisa cara? Pense bem antes de comprar!

Com todos estes conselhos, esperamos que não seja vítima de roubo da carteira ou, se isso não for possível, não se esqueça de seguir todas as recomendações que aqui deixámos para que as consequências sejam minimizadas.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...