Principais riscos dos ataques informáticos para as empresas

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

riscos dos ataques informáticos

É normal ouvir dizer ou ler com frequência que certas empresas são vítimas de ataques informáticos. A questão é: Por que razão acontecem esses ataques? As causas são diversas e vão desde antigos empregados descontentes até competidores ou grupos de ciberdelinquentes. É por isso que, independentemente do autor do ataque, devemos conhecer os riscos que esta situação pode acarretar.

 

Como identificar os ataques informáticos?

A principal forma de nos darmos conta que podemos ter sido vítimas de ataques informáticos é que nos falta informação e ninguém na empresa conhece a razão pela qual isso acontece. A perda de informação pode fazer as empresas perder realmente muito dinheiro.

Se não tivermos uma cópia de segurança, então as perdas poderão mesmo ser irreparáveis. Por esta razão, temos de estar prevenidos no caso de ataques de hackers ao sistema informático da empresa.

Para além da perda de informação, outro dos riscos a evitar é a deterioração do equipamento informático. Este problema pode dar origem a um aumento de custos na reparação dos equipamentos ou poderá mesmo dar-se o caso de termos que comprar novamente todo o parque informático.

Deve ter muito cuidado com as mensagens de correio electrónico de remetentes desconhecidos ou com links “estranhos”. Este tipo de emails costuma ter vírus que podem dar origem aos problemas que referimos anteriormente ou que nos vão redireccionar para sites onde nos tentam sacar os dados pessoais.

Outra forma de ataque informático é através da introdução de pens USB infectadas. Se introduzirmos essa pen em vários computadores e estes não tiverem a pertinente segurança, então é possível e provável que fiquem infectados por algum vírus e que este se transmita ao resto da rede da empresa. É por isso que devemos analisar com um antivírus as pens USB antes de as usarmos.

LER TAMBÉM  Qual o desporto mais barato?

Estes são apenas alguns dos riscos dos ataques informáticos mais comuns e quais as recomendações a seguir perante esses possíveis ataques à empresa. Devido ao alto impacto que esta situação pode ter, todas as empresas deveriam ter uma política de segurança informática para prevenir (na medida do possível) estes ataques.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.