O que é a responsabilidade social empresarial

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

responsabilidade social empresarialCada empresa é uma entidade cujas acções têm consequências na sociedade. Assim como um individuo interage constantemente com o espaço envolvente, também uma empresa faz o mesmo do ponto de vista corporativo. Esta responsabilidade social mostra também a própria deontologia da organização, ou seja, quais os valores e princípios pelos quais a empresa se rege.

 

Compromisso social da organização

A responsabilidade social da organização tem um duplo benefício. É não só um bem para a sociedade em geral, como também para a própria empresa que ganha em termos de produtividade, melhoria de posicionamento no mercado e melhoria da relação com o cliente.

Um dos pontos mais importantes é o compromisso ambiental das empresas para fomentar o desenvolvimento sustentável em harmonia com o crescimento económico e a gestão dos meios naturais em benefício do bem-estar do planeta.

Da mesma forma, esta sustentabilidade fomenta também a promoção da saúde, uma vez que os níveis de contaminação são prejudiciais para a população em geral.

Sob esta perspectiva, a empresa não se fica apenas por uma análise interna, sendo esta integrada com a comunidade. Da mesma forma e num contexto ético, também os próprios trabalhadores têm melhores condições de se desenvolverem enquanto pessoas. Deste modo, há uma consolidação da cultura empresarial durante os 365 dias do ano.

responsabilidade ambiental

Uma tripla responsabilidade ética

A responsabilidade social empresarial pode ser contextualizada actualmente no âmbito da globalização que fomenta a inovação tecnológica. Esta responsabilidade engloba três objectivos fundamentais: responsabilidade económica, responsabilidade ambiental e responsabilidade social.

No âmbito da responsabilidade social surge a necessidade de melhorar a qualidade das condições de trabalho dos empregados através de um salário justo. Esta deve ainda fomentar a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, evitando o travão desse tecto de cristal invisível mas infelizmente real. É ainda importante reduzir os custos de forma responsável.

LER TAMBÉM  Três razões para montar uma frutaria de bairro

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...