O Natal é uma época no ano relacionada com o aumento do consumo, em consequência da compra de prendas para oferecer à família e aos amigos, aos preparativos das reuniões familiares e à compra de roupa para se ter um look mais especial para as festas de final de ano. Para se poder poupar nas compras de Natal é necessário fazer um bom planeamento. Como é que podemos proteger os nossos bolsos destes gastos?
Indice
Compre em lojas que permitam a devolução dos produtos
Há lojas de roupa que permitem que a devolução das prendas de Natal durante um determinado prazo, para que no caso de se mudar de opinião, se possa fazer uma troca sem grandes problemas. Neste caso, a prática de comprar em lojas que permitam devolver as prendas, mediante a apresentação da factura de compra, é algo que se deve ter em conta, até como forma de termos alguma segurança ao fazer as nossas compras.
Da mesma forma, devolva sempre os produtos que tenham algum tipo de defeito. Não importa que o produto seja barato.
Adie algumas compras até aos próximos saldos
Adiar algumas compras também é uma boa opção para se poder poupar. Basta atrasar alguns dos gastos, dando prioridade a outros mais importantes ou mais urgentes. Neste caso, talvez seja possível e por exemplo, adiar a compra de roupa e calçado até que abra a próxima época de saldos.
Perguntas que pode fazer antes de comprar
Antes de comprar um determinado produto, pode colocar a si mesmo/a as seguintes questões: Porque preciso de fazer esta compra? Será que não podia dar um melhor uso ao dinheiro? Tenho algum produto parecido em casa? Muitas das necessidades são relativas, por isso, há que colocar as coisas dentro do seu contexto, mas isso é já uma aprendizagem que se faz com a experiência adquirida.
Compare preços
Um dos gastos extra do Natal surge através das compras em quantidades generosas que fazemos nos supermercados. Neste caso, ganhe o hábito de comparar os preços, até mesmo quando estiver perante uma promoção. Nunca se sabe se não poderá encontrar outra oferta melhor.