ganhar dinheiro

Quanto Dinheiro Você Pode Ganhar Trabalhando como Freelancer a Tempo Inteiro?

ganhar dinheiroVocê está a pensar em se tornar um freelancer para deixar seu emprego normal, mas não sabe se será realmente lucrativo e valerá o esforço? Não procure mais, porque aqui você encontrará as respostas para suas perguntas.
Neste artigo vamos ver quanto você pode ganhar como freelancer, dependendo das tarefas que realiza, a sua localização e outros fatores que você deve levar em consideração para que possa tomar uma boa decisão.
O freelancer é uma forma de trabalho que revolucionou o mercado de trabalho graças ao boom dos negócios online, globalização e o crescente desenvolvimento das tecnologias de informação.
Para muitos profissionais, o freelancer tornou-se uma oportunidade de impulsionar suas carreiras, permitindo-lhes acessar os mercados de trabalho globais no conforto de suas casas.
Existem muitos benefícios associados ao trabalho como freelancer em comparação com o modo tradicional de trabalho. Deles, alguns dos mais relevantes são:
  • Flexibilidade de horários.
  • Possibilidade de trabalhar em diferentes locais.
  • Redução de custos e tempo investido em transporte.
  • Potencial ilimitado para geração de renda e crescimento profissional.
  • Oportunidade de trabalhar com grandes empresas localizadas no exterior.
Por outro lado, existem, sem dúvida, algumas desvantagens em trabalhar como freelancer, tais como:
  • Isolamento pelo facto de trabalhar fora de um ambiente de escritório.
  • Rendimento imprevisível.
  • O trabalho freelance exige uma certa disciplina que nem todos possuem.
  • Dificuldades em encontrar projetos lucrativos no início.
No entanto, o que a maioria dos profissionais está perguntando hoje é quanto dinheiro você pode realmente ganhar como freelancer?
De acordo com o relatório Freelancer Income Report 2018 emitido pela prestigiada plataforma de processamento de pagamentos Payoneer, a taxa média por hora cobrada por freelancers pesquisados globalmente em mais de 170 países cobertos pela empresa foi de US $ 19.
No entanto, alguns itens têm um impacto significativo sobre essa taxa a nível individual.
freelancer

Localização geográfica

A situação económica de seu país tem um grande efeito em quanto dinheiro você pode ganhar como freelancer. Por exemplo, um freelancer localizado na Argentina, uma economia em desenvolvimento, pode ficar satisfeito em cobrar US $ 8 ou US $ 10 por hora, considerando a dinâmica de sua economia doméstica.
No entanto, um freelancer localizado no Reino Unido, uma economia desenvolvida, não ficaria satisfeito com o mesmo valor porque o custo de vida no seu país de residência é muito mais alto, em comparação com a Argentina.
Essa distorção nas realidades económicas dos países de residência dos freelancers tem um impacto nas taxas que eles estão dispostos a cobrar e tende a ser autorreguláveis.
Isso significa que a maioria dos freelancers na Argentina, talvez com algumas exceções, seguirá a tendência de cobrar menos do que seus colegas do Reino Unido e, portanto, seu mercado está confinado a uma certa faixa de taxas mais baixas.

Experiência como Freelancer

As As plataformas de Freelancing mais populares em todo o mundo, como UpWork, Freelancer.es, Fiverr ou Workana, funcionam no modo Marketplace, onde freelancers devem desenvolver uma certa reputação ao longo do tempo, derivada da satisfação de seus clientes com projetos e empregos.
Um freelancer experiente, com uma boa quantidade de críticas positivas de seus clientes e um amplo portfólio de projetos, terá a possibilidade de aumentar suas taxas consideravelmente em relação aos seus concorrentes devido à credibilidade do seu perfil.

Experiência no setor

O relatório da Payoneer também aponta que a formação académica desempenha um papel secundário no processo de seleção de freelancers. No entanto, a experiência comprovada na área é um dos fatores mais importantes considerados pelos clientes na tomada de decisão de contratação.
Nesse sentido, o relatório indica que conforme a idade do freelancer é maior, o valor por hora que ele cobra de seus clientes é maior.
Nesse sentido, observa-se que a taxa média dos autónomos entre 20 e 39 anos está na faixa de US $ 16 a US $ 20 por hora, enquanto a taxa cobrada pelos freelancers acima de 60 anos é de US $ 27 ou mais.
freelancer

Área de Conhecimento

O surgimento das tecnologias da informação e dos negócios online tem dado lugar a uma procura crescente de profissionais nas áreas relacionadas com estas indústrias e, consequentemente, freelancers cujas carreiras tenham ligação com estes importantes mercados obtêm um rendimento mais favorável nas suas taxas horárias em relação a outras áreas de conhecimento.
Estas são algumas taxas de referência para as diferentes áreas de conhecimento:
Área de Conhecimento
Taxa por hora
TI e Desenvolvimento
$ 18 a $ 24
Design e Multimídia
$ 17 a $ 23
Redação e traduções
$ 15 a $ 17
Vendas e Marketing
$ 16 a $ 18
Engenharia
$ 21 a $ 23
Legal
$ 28 a $ 30
Assistência administrativa e atendimento ao cliente
$ 11 a $ 12
Fonte: Freelancer Income Report 2018 / Payoneer

Market Demand

A dinâmica da economia do mercado de trabalho funciona de maneira semelhante ao mercado de bens e serviços. Com o aumento da procura, os preços tendem a subir e vice-versa.
Por esse motivo, a interação entre oferta e procura também é um elemento a levar em conta para determinar quanto dinheiro você pode ganhar como freelancer.
Na seção anterior, você pode ver como algumas áreas (Redação e Atendimento ao Cliente) oferecem aos freelancers taxas por hora muito mais baixas do que outros ramos de especialização.
A razão para isso é que a oferta de autónomos dispostos a atuar nessas áreas é muito maior do que a procura e assim as taxas tendem a cair.
Por outro lado, como o grau de especialização dessas áreas costuma ser inferior ao de ramos como Jurídico ou TI, muitas pessoas veem a facilidade de entrada no mercado como potenciais candidatos , o que continua saturando a oferta.
Algumas habilidades têm grande procura atualmente e é nesses espaços que os freelancers encontrarão as oportunidades mais lucrativas. De acordo com um Relatório recente do Freelancer.com algumas dessas habilidades são:
  • Blockchain
  • Inteligência Artificial
  • After Effects
  • Javascript
  • Python
  • 3D Design
  • Conteúdo
  • Geração de Leads

Tipo de Cliente

Um elemento que tende a ser subestimado para responder à pergunta de quanto dinheiro você pode ganhar como freelancer é o tipo cliente com quem você trabalha.
Uma peculiaridade das plataformas de freelancer é que muitas das empresas que se cadastram nesses portais são startups ou pequenas empresas que precisam contratar talentos a preços baixos para reduzir seus custos e garantir a sua viabilidade.
Para os freelancers, isso representa um certo desafio, pois essas empresas não são estáveis e podem não ser capazes de oferecer, na maioria dos casos, oportunidades de estabelecer um relacionamento de longo prazo.
Um freelancer que trabalha com startups ou empresas de curta duração geralmente recebe menos do que freelancers que conseguem acessar oportunidades de trabalho em empresas com mais experiência que podem oferecer uma remuneração superior por seus serviços e uma relação de trabalho estável e duradoura.

Sua marca pessoal

Como mencionei antes, a credibilidade desempenha um papel crucial no desenvolvimento da carreira de um freelancer.
Por outro lado, embora estabelecer uma reputação sólida em plataformas tradicionais tenha um impacto considerável sobre ela, o desenvolvimento de uma marca pessoal também é um fator que afetará quanto dinheiro você pode ganhar como freelancer.
Muitos freelancers se destacam na multidão por certos elementos que agregam valor à sua proposta. Um desses elementos é um site. O portal de freelancers Workana recomenda que freelancers desenvolvam um site pessoal como ferramenta de marketing e promoção da sua marca pessoal.
Com base em suas recomendações, esse site pode incluir uma biografia, uma lista de serviços, depoimentos de clientes, um blog pessoal e um formulário de contato.
Por outro lado, registrar e desenvolver um perfil em diferentes redes sociais pode ser uma ferramenta igualmente poderosa para transmitir maior credibilidade aos seus potenciais clientes. No freelancing, a credibilidade e a reputação são os ativos mais lucrativos.

Conclusão

Para muitos profissionais, o freelancer pode parecer uma oportunidade arriscada ou de baixo lucro. No entanto, os fatos comprovam que existe um amplo potencial de geração de rendimento através  dessa inovadora modalidade de trabalho.
Usando os dados que forneci ao longo deste artigo, você poderá ter maiores ambições desde o início para que possa consolidar sua carreira como freelancer rapidamente.
LER TAMBÉM  O que são as Taxas Euribor
1

Sem comentários

Deixe o seu comentário