crédito consolidado

Qual o Melhor Crédito Consolidado para mim?

crédito consolidado
Nos últimos anos muito se tem falado do crédito consolidado, principalmente numa altura em que a crise económica está instalada e dificilmente será controlada rapidamente. Este é um crédito com inúmeras vantagens para as famílias em situações económicas complicadas, principalmente porque permitem que sejam condensados todos os créditos existentes, aumentando o prazo de pagamento, conseguindo assim baixar a despesa mensal e melhorando a situação significativamente.
Sendo um dos créditos mais procurados nos dias de hoje, todas as empresas e instituições financeiras têm à disposição várias opções com modalidades diferentes para os interessados. Assim, a escolha do melhor crédito consolidado é essencial para conseguir retirar todas as vantagens e melhorias possíveis.

O que é um Crédito Consolidado?

O crédito consolidado é uma das melhores opções para sair de uma situação financeira desagradável, funcionando como um agregador de todos os créditos existentes num único, diminuindo assim o número de prestações a pagar e geralmente reduzindo em cerca de 50% o valor a pagar, comparando à soma de todas as mensalidades existentes anteriormente, aumentando o prazo de pagamento.
Atualmente existem dois tipos de crédito consolidado que podem ser concedidos consoante as necessidades de cada um, são eles:
  • Crédito Consolidado com Hipoteca – A base deste crédito é um empréstimo hipotecário ou um crédito habitação. Em termos práticos, neste tipo de crédito consolidado, a agregação dos créditos é feita tendo por garantia um imóvel hipotecado, no caso de não existir um crédito habitação, será o próprio imóvel a servir de garantia.
  • Crédito Consolidado Sem Hipoteca – Neste tipo de crédito consolidado, não é necessária a existência de uma garantia ou imóvel como segurança para que todos os créditos existentes sejam agregados num único.

Vantagens e Desvantagens do Crédito Consolidado

Como seria de esperar, o crédito consolidado, como praticamente todos os produtos bancários existentes no mercado, possui vantagens e desvantagens, sendo obrigação de cada indivíduo analisar as mesmas e sabendo exatamente se é o momento certo e a melhor opção para si. Dada a existência de tantas opções nas instituições e empresas bancárias, os profissionais da área estarão à sua disposição para aconselhar qual o melhor crédito consolidado para si!

Vantagens do Crédito Consolidado

Uma das principais e mais procuradas vantagens deste crédito é a redução, de forma significativa, dos encargos tidos com outros empréstimos (muitas vezes associados a instituições e empresas diferentes), aliviando assim muito do seu orçamento mensal. Ao aliviar as despesas mensais com esses créditos diferentes, vai aumentar automaticamente o orçamento mensal disponível para as restantes despesas e evitar assim a situação complicada que muitas famílias vivem neste momento.
A ligação a uma só instituição financeira é outra das grandes vantagens do crédito consolidado, evitando assim a colocação do seu nome em várias instituições ao mesmo tempo e podendo usufruir em pleno de um contrato apenas.
Sendo um crédito relativamente fácil de conseguir, principalmente o crédito consolidado com hipoteca, todo o processo é relativamente simples, principalmente agora que todo o processo foi ainda mais acelerado com os simuladores e formulários de pedidos existentes nos websites das instituições financeiras, acelerando o processo e garantindo informação certifica para os interessados.
Outras vantagens inerentes são a possibilidade de permanecer no mesmo banco para obter um crédito consolidado (sendo que outros créditos requerem a mudança), a possibilidade de amortizações em qualquer momento, seja na totalidade ou parcialmente, sem custos associados e ainda a flexibilidade do valor a pagar mensalmente.

Desvantagens do Crédito Consolidado

Apesar de existirem muito mais vantagens do que desvantagens de obter um crédito consolidado, é importante conhecer todas as desvantagens para assim fazer uma escolha acertada e no momento certo.
Nos dias de hoje é praticamente impossível conseguir um crédito consolidado sem ter um imóvel para dar como garantia, isto porque as instituições financeiras necessitam de uma segurança para avançar com o crédito avançado. Assim, a colocação do seu imóvel como garantia pode-se tornar uma grande desvantagem, principalmente no caso de acontecer uma desgraça e ter que ficar sem ele para proceder ao pagamento do crédito.
Ao reduzir o valor da mensalidade a pagar, obrigatoriamente o prazo de pagamento é alargado, o que dependendo do valor pedido pode significar uma ligação com a instituição durante imensos anos, em alguns casos pode mesmo significar para o resto da vida. O caso de diminuir a mensalidade a pagar pode igualmente significar um descontrolo por parte de alguns indivíduos que acabam por mais tarde ou mais cedo acumular mais empréstimos e assim mais dívidas, agravando a situação e chegando mesmo a um nível muito complicado.
Os juros é outra das grandes desvantagens a ter em conta, principalmente porque devido a um prazo de pagamento alargado, as taxas de juro aplicadas são extremamente elevadas, fazendo assim com que o valor total a pagar seja bastante mais elevado que o pedido.

Devo optar por um Crédito Consolidado?

Esta deverá ser, provavelmente, a pergunta mais importante e a primeira que deverá fazer, pois devido à facilidade que hoje em dia existe, muitas são as famílias que recorrem ao crédito consolidado sem analisar bem a sua situação e todas as vantagens e desvantagens do crédito consolidado.
Assim, aconselhamos que faça esta questão a si mesmo e analise todo o orçamento disponível e estude as possíveis variações que podem ocorrer. Se depois disso chegar à conclusão que não está a conseguir pagar as dívidas a horas, não conseguindo ficar com dinheiro no final do mês e vendo a situação a complicar-se a cada dia que passa, o melhor mesmo é recorrer a uma instituição financeira para encontrar a melhor opção do crédito consolidado para o seu orçamento familiar.
São muitos os que avançam para um cartão de crédito antes de pensar no crédito consolidado, porém a situação tem tendência a piorar exponencialmente e será mesmo obrigatório a aquisição de um crédito consolidado para colmatar todas as falhas tidas anteriormente.
Porém, antes de se ligar durante imensos anos a uma instituição através da obtenção de um crédito consolidado, aconselhamos sempre que faça simulações reais em todas as instituições existentes, só assim conhecerá as condições a que estará sujeito no futuro. Peça ajuda ao profissional especializado de cada uma delas para aconselhamento prático para o seu caso, certamente encontrará a melhor opção para si, para a sua família e para o seu orçamento.
LER TAMBÉM  Crédito Para Estudantes
2

Sem comentários

Deixe o seu comentário