Como procurar trabalho depois dos 40

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Como procurar trabalho aos 40Um dos grupos etários mais prejudicados na procura de trabalho são pessoas com mais de 40 anos. Passada esta fronteira é costume haver mais dificuldades na procura de um trabalho estável, tal como acontece a muitas mulheres, recém-licenciados, incapacitados ou desempregados de longa duração. Com um mercado altamente competitivo e umas grandes exigências de mercado a procura de emprego transformou-se numa quimera para pessoas com mais idade, dado que a maioria das empresas procura perfis mais jovens mas alguma experiência de trabalho.

Se já chegou aos quarenta e quer voltar o mais rapidamente possível ao mundo laboral, então não perca este artigo porque queremos ajudá-lo na procura de emprego e temos um resumo do que é necessário saber para procurar trabalho aos 40. Com ânimo, vontade e esperança vai conseguir encontrar uma nova oportunidade profissional.

 

Não desanime

Sabemos que a procura de trabalho é dura e tem as suas dificuldades quando já se tem 40 anos, mas é importante manter o ânimo e ter pensamento positivo. Tente ser optimista e não baixar a guarda. Quando menos esperar pode aparecer uma oportunidade de trabalho para si. Para além disso, a sua atitude irá transparecer em qualquer entrevista de emprego. Por essa razão lute pela vaga de emprego com segurança e confiança. Só assim poderá conseguir!

Como procurar trabalho

Não fique parado

Actualize-se e faça formação profissional. Deve conhecer todas as novidades sobre o sector profissional ou posto de trabalho a que se vai candidatar. A formação continua, orientada para a sua profissão, é uma garantia de sucesso porque vai-lhe permitir ter mais conhecimentos e ser mais competitivo no exigente mercado de trabalho.

LER TAMBÉM  Como e quando pedir um salário melhor

 

Não desista

Não se limite apenas a um posto de trabalho e procure outras opções que reúnam os requisitos e características que mais lhe interessam. Se estiver há já algum tempo sem trabalhar, o mais importante será encontrar alguma coisa onde possa trabalhar mesmo que seja num trabalho pior ou menos bem remunerado. Deve contemplar todas as ofertas porque está sempre a tempo de procurar novas oportunidades.

procurar trabalho aos 40

Destaque os seus pontos fortes

Para enfrentar uma entrevista de trabalho aos 40 deve aprender tirar o melhor partido dos seus pontos fortes. Venda-se bem e mostre que a sua experiência pode ser útil à empresa. É verdade que actualmente procuram-se perfis mais jovens porque estão mais bem formados, mas também não se esqueça que a sua idade lhe confere mais experiência, não só num sector profissional, como na vida em geral.

A maturidade emocional pode ser um grande ponto a favor para ser contratado. Não se esqueça que juntamente com este ponto, também a formação será imprescindível, por isso tente tirar proveito de todos os seus conhecimentos.

 

Mantenha e cultive os seus contactos profissionais

Com 40 anos certamente que terá conhecido muitas pessoas ao longo da sua carreira profissional. Utilize esses contactos para poder aceder a um novo posto de trabalho. Terá a vantagem de já ser conhecido e essas pessoas sabem como você trabalha.

emprego

Seja flexível

Uma dos problemas em contratar pessoas que rondam ou superam os 40 anos é a falta de disponibilidade ou flexibilidade. Este é um ponto importante em qualquer entrevista de trabalho. Se tiver alguma flexibilidade com as condições de trabalho e estiver disposto a trabalhar em horários diversos (fins de semana, meio tempo, feriados, etc.) irá ter mais pontos a seu favor para ser contratado e haverá mais portas abertas na procura de trabalho.

LER TAMBÉM  Como ganhar um dinheiro extra no verão

 

Escolha bem o mercado laboral

Quando começar a procurar trabalho deve fazer uma pequena análise ao mercado, vendo não só o que mais lhe interessa, como também contemplando as ofertas actuais, assim como prestando atenção às empresas onde poderá vir a trabalhar e às quais poderá vir a trazer mais experiência profissional.

Outro bom truque para procurar trabalho aos 40 é concentrar-se mais nas empresas que não têm problema em contratar pessoas com mais idade e com um perfil mais experiente.

Actualmente, com o avançar da tecnologia, poderá encontrar muitos websites e redes sociais que lhe permitem procurar trabalho com mais facilidade.

 

Presença online

A presença online é um ponto de paragem quase obrigatória para encontrar trabalho. Como já referimos, a maioria das ofertas de trabalho ou novidades profissionais está na Internet, onde poderá encontrar ferramentas como consultores, bolsas de trabalho online ou redes sociais. Entre nestas comunidades para estar ao corrente de todas as novidades profissionais, informe-se e adquira novos conhecimentos que lhe facilitem a reintegração no mercado laboral.

encontrar emprego

Faça cursos de formação profissional

Não hesite em inscrever-se em cursos de formação profissional ou workshops de emprego dirigidos a perfis seniores, onde se pode preparar para aceder a novos postos de trabalho ou se promover. Este tipo de formação é específica para pessoas desempregadas que podem vir a conseguir contratos através destes cursos.

 

Paciência, ânimo e uma boa atitude

Estas virtudes acompanhadas de uma boa presença e imagem são as chaves para procurar trabalho aos 40. É importante que se prepare para as entrevistas, que mostre o melhor de si, que saiba comunicar e transmitir tudo o que sabe, que vejam em si uma pessoa experiente e com vontade de continuar a crescer tanto a nível profissional como pessoal.

LER TAMBÉM  Cuidados a ter para não ser vítima de uma falsa oferta de emprego

 

Agora siga estes conselhos e verá como será mais fácil conseguir encontrar trabalho aos 40. Boa sorte!

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...