Já em pleno outono e como todos os anos começamos a olhar pelo canto do olho para o inverno que se aproxima. Este período prévio à chegada do inverno é o momento ideal para começar a preparar a nossa casa para a temporada invernal, uma preparação que não só significa ter mais conforto, como também e não menos importante, representa uma forma de poupar muito interessante nos gastos comuns da nossa casa.
Por essa razão, vamos hoje falar sobre alguns dos elementos fundamentais que devíamos ter em conta tanto para garantir o maior conforto possível em casa durante o inverno, como ainda para tentar minimizar os gastos e poupar dinheiro.
Um espaço muito importante e ao qual não se costuma prestar tanta atenção é o dos terraços e varandas, a que podemos ainda juntar perfeitamente os telhados e outras coberturas. É muito importante limpar todos os drenos existentes nestes espaços, assim como fazer uma limpeza profunda e geral das mesmas. Deve-se com isto tentar evitar a acumulação de água e as possíveis e posteriores humidades ou até mesmo inundações que possam vir a acontecer. Nesta mesma linha é importante verificar o estado não só do telhado, como ainda dos algerozes e dos sistemas de drenagem. Isto é algo que deve ser feito periodicamente porque pode vir a causar grandes prejuízos em caso de mau funcionamento.
Outra tarefa importante é fazer uma revisão aos espaços da casa com mais tendência para ter humidades, e caso seja necessário, prepará-los e renovar por exemplo os isolantes ou as pinturas anti humidade. Naturalmente que é muito melhor e mais prático fazer isto previamente e antes de surgirem manchas devido à humidade, para além de ser menos oneroso para o nosso bolso.
Estamos perante duas questões básicas se queremos melhorar a eficácia do aquecimento e poupar nestes gastos.
Para além de tudo o que referimos anteriormente, podemos ainda fazer outras coisas secundárias para ajudar a isolar ainda melhor a casa, como por exemplo colocar cortinas grossas ou algo parecido. Estas cortinas podem servir como divisórias e como forma de isolar melhor as divisões da casa, apesar de não serem muito eficazes por si só, mas se forem combinadas com outras medidas poderá ajudar imenso a isolar melhor a casa.