Como Economizar Dinheiro

Poupar nos transportes: viaturas a gasolina, gasóleo, GPL, elétricas e hibridas

pouparOs transportes são meios de locomoção cada vez mais usados pelo ser humano, por serem práticos, rápidos, cómodos e eficientes. Mas, grão a grão enche a galinha o papo, e para poupar neste setor, deverá ter algumas noções básicas e algumas diferenças entre veículos a gasolina, gasóleo, GPL e/ou híbridas. Hoje irá ter em resumo, essas diferenças, para que no momento de optar por um veículo, opte pelo que mais se adapta às suas necessidades.

 

Viaturas a gasolina

Este tipo de viaturas são um pouco mais dispendiosas que o resto das gamas que irei falar. Este tipo de combustível é mais visto em carros de 5 lugares, que visam um melhor conforto e mais estabilidade. A gasolina, como combustível de explosão, e mais indicada para este tipo de veículos com cargas de pessoas maior, é sempre mais cara que os restantes e com consumos sempre um pouco superiores.

 

Viaturas a gasóleo

Este tipo de viaturas é mais visto em comerciais. Carro de 2 lugares, mais virados para empresas. Apesar de existirem carros de 5 lugares a gasóleo, os mais vistos são mesmo os de 2 lugares. Este tipo de viaturas foram feitas para oferecerem ao condutor consumos mínimos de combustível, ideais para quem faz muitos quilómetros diariamente. O gasóleo também é um combustível sempre bem mais barato que a gasolina e por isso, dá mais litros nas gasolineiras.

 

Viatura a GPL

Este tipo de viaturas são bastante económicas mas não são feitas para grandes velocidades. Este tipo de carros ainda conta com algumas limitações a nível de estacionamento, nomeadamente, em parques subterrâneos. Este tipo de combustível é muito barato mas a instalação do sistema GPL ainda é bastante cara. 1500€ é o preço geral de uma instalação. Carros que já trazem de fabrico este sistema são um pouco mais caros que os de gasolina/gasóleo quando comparados com a mesma gama/ano/quilometragem.

 

Viaturas elétricas

Este tipo de viatura, apesar de ser ainda mais económico que as já faladas, é muito pouco visto/apostado pelos condutores uma vez que as bombas de recarregamento dos mesmos ainda são poucas no país. Este tipo de carros são bastantes mais caros que os restantes mas compensam na hora de conduzir poupar. Para serem recarregados, lá está, terão de ter acesso a uma bomba elétrica própria para o efeito que, como dito, ainda são raras em Portugal.

 

Viaturas híbridas

Este tipo de viaturas são as mais económicas de todas. Este tipo de carros combinam um sistema híbrido junto com um de gasóleo. A maioria destes carros funcionam até ao 50 km/h a energia híbrida (que recarrega sozinha quando não está a ser utilizada no andamento) e a mais de 50 km/h é usado o motor a gasóleo com consumos quase surreais de 4L/100. São carros bastantes caros mas a sua compra trará a médio/longo prazo uma poupança incrivelmente notória.

 

Agora que sabe as principais diferenças entres este tipo de viaturas, espero que faça a melhor escolha e que consiga poupar cada vez mais no seu dia-a-dia.

Exit mobile version