Encontrar uma alternativa de financiamento, é, para muitas pessoas, a única hipótese que têm de vir a comprar uma casa. No entanto, o valor das prestações mensais e das taxas de juro nem sempre se revela o mais favorável, daí existir uma necessidade imperativa de se aprender a poupar no financiamento da casa, o que contribuirá para ajudar a evitar situações de incumprimento bancário.
Busco dinheiro para financiar a compra de uma casa. Como encontrar a alternativa mais económica?
Apesar de não ser difícil encontrar soluções de financiamento à compra de habitações, nem sempre é fácil encontrar uma que se revele verdadeiramente favorável à sua situação financeira. Por vezes, a culpa nem sempre é da entidade de financiamento, mas sim na incapacidade dos interessados procederem a uma escolha cuidada da melhor opção de financiamento para a sua situação pessoal.
Comece por fazer uma pesquisa exaustiva relativamente às ofertas disponibilizadas pelas mais diversas instituições financeiras. Utilize a internet, faça simulações online, e compare os resultados obtidos, de modo a determinar qual o mais favorável para si. É importante afastar-se de instituições privadas de crédito, pois essas geralmente praticam taxas de juro excessivamente elevadas.
Se possível, escolha um prazo de pagamento mais curto. Apesar de isto contribuir para o aumento das mensalidades, no final de tudo, o valor a pagar em juros será muito menor, o que fará com que acabe por pagar muito menos pela sua casa.
Da mesma forma, faça uma escolha ponderada da taxa de juro, seja ela fixa ou variável. A variável possui um histórico de ser mais económica do que a fixa, uma vez que, apesar do seu valor poder variar consoante as oscilações de mercado, quase sempre se tem vindo a revelar capaz de se manter em valores abaixo dos da taxa fixa.