poupar

Poupar nas despesas da casa

pouparPara poupar nas despesas da casa apenas é necessário ser disciplinado em relação aos pontos básicos e estar disposto a gastar cerca de 50€ na compra de materiais específicos que o irão ajudar a poupar. Mas na realidade, a maioria destes conselhos são apenas do senso comum. Mas vamos lá a ver como podemos otimizar os gastos das faturas da eletricidade, da água e do gás.

 

Poupar na fatura da luz

É daquelas pessoas que deixam ligado o carregador do telemóvel ou do computador portátil quando não está a carregar a bateria? Deve mudar este hábito, consome eletricidade.

Apaga a televisão no botão do comando e raramente o faz no botão do próprio aparelho? Outro hábito vulgar e outro erro que aumenta a conta da eletricidade.

Se tem estes dois hábitos, aconselhamos a compra de uma tomada de proteção, com um botão para ligar e desligar, que deve desligar sempre que vai dormir, sair de casa ou mesmo quando vai para outra divisão.

Evite as lâmpadas tradicionais e troque-as por lâmpadas de baixo consumo ou LED.

Instale ou compre lâmpadas com regulação da luz.

Sabia que as lâmpadas fluorescentes são tão mais eficientes quanto mais se utilizem? Instale este tipo de iluminação nas divisões da casa que utiliza mais de 3 ou 4 horas por dia.

No verão mantenha o ar condicionado nos 25 ºC.

 

Poupar na fatura do gás

Mantenha o aquecimento nos 20ºC e a água quente nos 35º. Durante o inverno não é necessário andar pela casa de manga curta. Baixe um pouco a temperatura e agasalhe-se melhor.

LER TAMBÉM  Aparelhos redutores de energia eléctrica

Limpe os aquecedores/radiadores por fora e por dentro. Sabia que a sujidade aumenta o consumo de energia?

Não tape os aquecedores/radiadores. O calor não se espalhará bem pelo resto da casa.

Apague o aquecimento à noite. Se tiver frio, use mais uma manta ou um bom édredon.

 

Poupar na fatura da água

Sabe o que é um redutor de caudal? Um redutor de caudal é uma peça complementar das torneiras e chuveiros, que na substituição do tradicional filtro de rede, reduzem o fluxo de água e o consumo de energia em aproximadamente 50%. Uma boa maneira de poupar água sem alterar os seus hábitos de consumo. O princípio de funcionamento dos redutores é a emulsão, isto é, a inserção de oxigénio na água, dando origem a milhões de micro-bolhas, aumentado desta forma o volume e reduzindo simultaneamente o fluxo de água em 50%, causando assim a sensação de se estar a utilizar a mesma quantidade de água quando na realidade apenas utiliza metade.

Utilize também válvulas termostáticas para regular a temperatura. Assim não terá necessidade deixar correr a água durante muito tempo até atingir a temperatura desejada.

Outra boa ideia é usar dispositivos redutores da capacidade do autoclismo para impedir a descarga total da água. Um pequeno truque: Pode colocar no interior do autoclismo umas garrafas cheias de água, que fazem a mesma função.

O pingar de uma torneira desperdiça litros e litros de água. Resolva este problema logo que o detecte.

 

Todos procuram formas de poupar dinheiro sempre que possível. Poupar, economizar, gastar menos, etc. E você? Tem também algumas dicas para reduzir as contas da luz, água ou gás? Somos todos ouvidos!

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.