Poupar Energia com o Computador

5 Conselhos Para Poupar Energia com o Computador

Poupar Energia com o ComputadorA poupança energética é muito importante. Deste há algum tempo que temos ouvido falar imenso sobre o problema do aquecimento global e das alterações climáticas, mas também tem havido diferentes iniciativas durante os últimos anos para consciencializar as pessoas sobre este problema que afecta todos e em todo o mundo. É uma tarefa gigantesca, mas tem de ser feita pois caso contrário as consequências serão desastrosas.
Apesar de tudo, também nós podemos dar o nosso pequeno contributo e com simples gestos levados a cabo por cada um de nós podemos ajudar a poupar energia e evitar mais problemas de poluição. Por isso hoje quero partilhar aqui os seguintes cinco conselhos para poupar energia na utilização dos nossos equipamentos informáticos.

Desligue o computador

Se não usar o seu computador durante um período de tempo prolongado e este não estiver a fazer nenhuma função importante enquanto não estamos em frente do mesmo, então será boa ideia desligá-lo. Vamos poupar energia e ao longo do mês uns bons euros na conta de electricidade.

Evite a protecção de écran

Pelo contrário, se tiver que deixar o computador a fazer qualquer tipo de tarefa ou o tempo que vai estar sem o usar for pouco, talvez não valha a pena desligá-lo. No entanto, não use o screen saver: desligue simplesmente o écran do computador. As protecções de écran podem ser muito engraçadas e bonitas, mas na maioria das vezes são pouco úteis, gastam energia desnecessariamente e não faz muito sentido mantê-las a trabalhar, sobretudo se ninguém estiver a ver. Será melhor desligar o monitor e bastante recomendável configurar a gestão de energia do computador para se desligar passados alguns minutos.

É importante fazer a manutenção do computador

Este ponto aplica-se sobretudo aos computadores de secretária, embora também se deva ter algum cuidado com os portáteis devido essencialmente ao . É muito importante manter o interior do computador limpo. Com o uso, todas as peças vão ganhando pó e este pode afectar o rendimento do equipamento. Por exemplo, se o dissipador de calor se encher de pó não vai desempenhar a sua função correctamente. A temperatura não baixará e o ventilador trabalhará mais rapidamente, gastando mais energia. Limpar o pó do interior do computador de vez em quando é boa ideia. Não só ajuda a poupar energia, como também o equipamento sofre menos e durará mais.

Desligue os periféricos

Há já muito tempo que existem periféricos sem fios, entre os quais estão o rato e o teclado. Estes funcionam com baterias internas ou com pilhas e têm a opção de serem desligados. Durante a noite devemos mesmo desligá-los para que deixem de trabalhar e assim poderemos poupar um pouco da bateria dos mesmos. Desta forma, certamente que as pilhas vão durar mais e não será necessário estar sempre a comprar novas. Para além disso é chato quando o rato ou o teclado ficam sem pilhas e o computador não reconhece os nossos comandos.

Tudo ligado na mesma ficha eléctrica

É boa ideia ter ligados na mesma tomada de corrente todos os elementos que fazem parte do nosso equipamento e que esta permita desligar a corrente (com o típico botão de on/off). Se desligarmos a corrente quando não estamos a usar o computador teremos a certeza que não gastamos energia, uma vez que alguns equipamentos mantêm alguns elementos a consumir energia, mesmo quando ficam em stand-by. Também servirá para evitar pequenos sustos. Se houver picos de tensão, poderá haver algum curto-circuito. Desta forma estaremos não só a proteger o nosso equipamento, como também a reduzir a possibilidade de acontecer algum incêndio.
Certamente que já terá ouvido alguma vez este género de recomendações, mas nunca é demais recordá-las de vez em quando e como pode ver, estes são pequenos conselhos que provavelmente não nos custam nada e que podemos fazer habitualmente. Se o fizermos estaremos a ajudar a alongar a vida do nosso equipamento e a poupar energia.
Estes foram alguns conselhos muito básicos. Convido-o a deixar nos comentários algum outro conselho diferente para ajudar todos a poupar energia com o computador. Qualquer ideia é sempre bem-vinda!

LER TAMBÉM  Dicas para poupar na roupa e no calçado
2

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.