Poupar Dinheiro na Universidade

Poupar Dinheiro na Universidade

Poupar Dinheiro na UniversidadeA universidade representa um período da vida de uma pessoa caracterizada por um elevado número de despesas que, na maior parte das vezes, se revelam extremamente difíceis de sustentar. Dependentes da ajuda dos pais, e sem o suporte financeiro de um bom emprego, muitos estudantes deparam-se com uma vida académica preenchida de obstáculos financeiros difíceis de serem ultrapassados, o que, muitas vezes, acaba por originar o abandono precoce dos estudos.
Apesar de todas as barreiras financeiras que lhe poderão ser impostas no decorrer desta fase, é possível diminuir significativamente a intensidade do impacto negativo por elas exercidas, através da adoção de determinadas medidas de poupança que, quando seguidas à risca, em muito poderão contribuir para a manutenção de uma boa estabilidade financeira.
Apesar de todas as despesas inerentes à conclusão de um curso académico, a verdade é que, a principal razão pela qual muitos estudantes apresentam uma enorme dificuldade em suportar todos os gastos, está intimamente associada à má gestão financeira que comummente é adotada pela maioria dos estudantes. Por essa razão, para que experiencie o menor número de dificuldades possível, é importantíssimo que esteja disposto a repensar toda a sua estratégia de gestão financeira.
Eis algumas dicas:
  • Candidate-se sempre a uma bolsa de estudo, caso venha de uma família com poucas possibilidades, e considere que terá dificuldade em cobrir todas as despesas associadas aos estudos. Isto poderá revelar-se uma ajuda de vital importância para a obtenção de sucesso académico;
  • Evite ao máximo comprar livros novos, na medida em que poderá poupar imenso através da compra de material utilizado. Em certas situações, também poderá pedir emprestado, sendo que facilmente conseguirá encontrar alguém que não se importe de ajudá-lo neste aspeto. Haverá casos em que precisará mesmo de proceder à compra de livros novos, mas antes de fazê-lo, procure sempre uma alternativa que se revele mais económica;
  • Diminua a frequência das suas saídas noturnas. Incrivelmente, as saídas representam um dos maiores responsáveis pelos problemas financeiros de todos os estudantes. Por vezes, a única razão pela qual o dinheiro se revela insuficiente para o pagamento das despesas universitárias, deve-se apenas ao facto de muito ser constantemente gasto em bebidas, festas e concertos. Coloque as suas responsabilidades académicas em primeiro lugar, e não prejudique a estabilidade do seu futuro em troca de alguns momentos de diversão.
  • Coma em casa  e confecione as suas próprias refeições. Dessa forma, evitará ter de se deslocar constantemente a cafés e restaurantes para se alimentar, o que ao final do mês poderá representar um gasto que, para além de excessivamente elevado, também é totalmente dispensável.
  • Apenas utilize transportes se for verdadeiramente necessário. A universidade fica a 15 minutos de caminho a pé? Não há problema: Levante-se um pouco mais cedo, seja mais responsável, e não só conseguirá poupar montantes elevadíssimos ao final do mês, como ainda estará a contribuir para manter uma boa forma física.
LER TAMBÉM  Cuidados a ter para não ser vítima de phishing
1

Sem comentários

Deixe o seu comentário