Indice

Poupar Água e Dinheiro
Ao contrário do que se possa pensar, poupar quantias elevadíssimas no consumo de água é uma meta perfeitamente alcançável, uma vez que, a nível geral, toda a gente consome muito mais água do que aquilo que realmente necessita. Assim sendo, para que o consumo diminua consideravelmente, bastará apenas um pouco de atenção na forma como utiliza a água em sua casa.
Quer esteja a lavar pratos, esfregar os dentes ou ensaboar as mãos, feche sempre a torneira, até que realmente precise de ter a água a correr. A maior parte das pessoas não o faz, e deixa a torneira sempre aberta, o que pode dar origem a gastos extremamente desnecessários. Comece a prestar mais atenção à forma como utiliza a água, e verá que muitas serão as vantagens que daí poderão ser retiradas.
Um redutor de fluxo mais não é do que uma pequena peça que poderá instalar na sua torneira para diminuir o fluxo de água, e assim poupar valores surpreendentes no seu consumo. Se procura controlar da melhor forma possível o fluxo de água da sua torneira, então esta é uma solução que deverá já começar a adotar.
As descargas do autoclismo representam os maiores responsáveis pelo consumo de água numa casa. Para contrariar esta tendência, poderá adotar medidas de carácter bem simples, como é o caso de colocar uma garrafa de litro e meio cheia no depósito, instalar um botão de controlo, ou simplesmente pressionar ligeiramente o botão quando urinar, de modo a que apenas uma pequena percentagem de água seja descarregada. Ficará surpreendido com o quanto poupará ao final do mês.
A água que utiliza para lavar alimentos deverá sempre ser utilizada para regar as suas plantas. Assim evita gastar litros e litros de água desnecessariamente, que em muito poderão contribuir para fazer com que pague mais do que deveria.
Ao utilizar água para cozer alimentos, é importante que evite ao máximo utilizar mais do que aquilo de que realmente necessita. Tenha atenção às quantidades necessárias, e coza sempre com a tampa colocada, de forma a que a água seja aproveitada da melhor forma.
A utilização de depósitos para o aproveitamento da água da chuva também poderá ajudá-lo a poupar quantidades impressionantes de água. A água da chuva poderá ser utilizada, não só para limpezas, como também para a rega de plantas e muitos outros fins que não incluam a ingestão da mesma.
Simples dicas que, quando cuidadosamente seguidas, poderão ajudá-lo a diminuir os gastos mensais de água em perto de 50%, o que poderá resultar na poupança de valores surpreendentes em dinheiro.