poupar água

Poupar Água e Dinheiro

poupar águaPoupar água não representa apenas uma medida extremamente favorável à estabilidade das suas finanças pessoais, mas também uma atitude correta e responsável relativamente à gestão dos recursos naturais do nosso planeta. Com o encarecimento do preço da água, existe agora, mais do que nunca, a necessidade de poupar o máximo possível neste recurso, e para tal é importante que sejam adotadas e respeitadas todas as medidas que possibilitem o alcance deste objetivo.
Ao contrário do que se possa pensar, poupar quantias elevadíssimas no consumo de água é uma meta perfeitamente alcançável, uma vez que, a nível geral, toda a gente consome muito mais água do que aquilo que realmente necessita. Assim sendo, para que o consumo diminua consideravelmente, bastará apenas um pouco de atenção na forma como utiliza a água em sua casa.

Feche sempre as torneiras

Quer esteja a lavar pratos, esfregar os dentes ou ensaboar as mãos, feche sempre a torneira, até que realmente precise de ter a água a correr. A maior parte das pessoas não o faz, e deixa a torneira sempre aberta, o que pode dar origem a gastos extremamente desnecessários. Comece a prestar mais atenção à forma como utiliza a água, e verá que muitas serão as vantagens que daí poderão ser retiradas.

Instale redutores de fluxo

Um redutor de fluxo mais não é do que uma pequena peça que poderá instalar na sua torneira para diminuir o fluxo de água, e assim poupar valores surpreendentes no seu consumo. Se procura controlar da melhor forma possível o fluxo de água da sua torneira, então esta é uma solução que deverá já começar a adotar.

Cuidado com as descargas do autoclismo

As descargas do autoclismo representam os maiores responsáveis pelo consumo de água numa casa. Para contrariar esta tendência, poderá adotar medidas de carácter bem simples, como é o caso de colocar uma garrafa de litro e meio cheia no depósito, instalar um botão de controlo, ou simplesmente pressionar ligeiramente o botão quando urinar, de modo a que apenas uma pequena percentagem de água seja descarregada. Ficará surpreendido com o quanto poupará ao final do mês.

Reaproveite bem a água

A água que utiliza para lavar alimentos deverá sempre ser utilizada para regar as suas plantas. Assim evita gastar litros e litros de água desnecessariamente, que em muito poderão contribuir para fazer com que pague mais do que deveria.

Aprenda a utilizar a água nas suas cozeduras

Ao utilizar água para cozer alimentos, é importante que evite ao máximo utilizar mais do que aquilo de que realmente necessita. Tenha atenção às quantidades necessárias, e coza sempre com a tampa colocada, de forma a que a água seja aproveitada da melhor forma.

Aproveite a água da chuva

A utilização de depósitos para o aproveitamento da água da chuva também poderá ajudá-lo a poupar quantidades impressionantes de água. A água da chuva poderá ser utilizada, não só para limpezas, como também para a rega de plantas e muitos outros fins que não incluam a ingestão da mesma.
Simples dicas que, quando cuidadosamente seguidas, poderão ajudá-lo a diminuir os gastos mensais de água em perto de 50%, o que poderá resultar na poupança de valores surpreendentes em dinheiro.
LER TAMBÉM  4 Dicas para Poupar Dinheiro como Freelancer
3

Sem comentários

Deixe o seu comentário