poupar

Planeie o seu futuro e comece hoje a poupar

pouparTodos se preocupam em saber como irão viver dentro de alguns anos. A reforma irá chegar e nessa altura é importante dispor de algumas poupanças para poder viver com alguma tranquilidade. Por essa razão queremos hoje partilhar uma série de conselhos para o ajudar a planear o futuro e começar a poupar o mais rapidamente possível.

 

Saiba quais irão ser as suas necessidades

Os especialistas dizem que irá precisar de ter entre 70 a 80% do valor que que aufere actualmente para manter o mesmo nível de vida quando se reformar. Não se esqueça dos gastos pessoais, médicos, familiares, lazer, dependência, etc.

 

Calcule quanto irá ter

Calcule o seu salário líquido actual e qual irá ser o valor da sua reforma de forma a calcular qual irá a diferença de valores para poder compensar com um plano de pensões.

 

Comece o mais cedo possível

Não espere e comece a poupar o mais cedo possível. Se começar a economizar aos 30 anos, para dispor de um capital final de 58.864 euros, terá de colocar de parte 50 euros por conta de um plano de pensões. Se no entanto começar aos 45 anos e quer ter esse mesmo valor de capital final, terá já que economizar 120 euros todos os meses. Já é uma diferença considerável.

LER TAMBÉM  Fundo de emergência

 

Poupar regularmente é melhor do que poupar pontualmente

Porquê? Porque há uma maior diversificação dos produtos de poupança e um menor risco inerente. Para além disso o esforço de poupar é menor e estará a investir com disciplina e consequentemente com maior rentabilidade.

 

Invista em produtos com vantagens fiscais

Se puder investir em produtos financeiros que permitam alguma vantagem do ponto de vista fiscal é sempre uma mais-valia para si.

 

A inflação

É sempre preciso contar com ela. Mesmo uma inflação baixa pode ser negativa quando os seus efeitos se vão acumulando ao longo dos anos.

 

Mais pelas suas poupanças

Pode sempre conseguir mais dinheiro pelas suas poupanças. Não é preciso ser demasiado conservador nos seus investimentos, principalmente se ainda faltarem muitos anos para se reformar. Há no entanto que assumir o risco de a sua carteira poder registar perdas em determinados momentos. O ideal será poder investir durante muitos anos, uma vez que o comportamento dos mercados compensa os anos piores com os melhores.

 

Diversifique em função da sua idade

Se ainda está longe de se reformar pode arriscar mais e obter mais rentabilidade. Por outro lado se já estiver próximo da idade da reforma, será recomendável ser mais conservador apesar de não poder obter mais rentabilidade.

 

Não levante as suas economias demasiado cedo

É preciso planear a reforma da melhor forma possível, mas também é preciso gerir esse fluxo de dinheiro de forma inteligente para que possa durar muitos anos.

 

Reveja periodicamente a sua situação

Há muitas variáveis a considerar no planeamento de uma situação de reforma, pelo que deve rever periodicamente a sua situação para ir controlando o cumprimento das suas metas.

LER TAMBÉM  5 Conselhos para Organizar uma Festa de Aniversário Low Cost para Crianças

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.