Planeamento Financeiro Pessoal

A Importância de Fazer Planeamento Financeiro Pessoal

Planeamento Financeiro PessoalA construção do planeamento financeiro pessoal é, ao contrário do que se possa imaginar, a análise e reflexão de tudo o que acontece financeiramente durante o mês e posteriormente o ano.
Geralmente este planeamento é feito mensalmente, no entanto se a análise a fazer é intensa e pormenorizada, deve ser alargada ao ano e assim no final de cada mês é armazenada e compilada mensalmente para que seja muito mais simples de planear o ano que vem.
Por outro lado, o planeamento mensal fará com que analise diariamente as despesas e receitas que tem. Este tipo de planeamento permite que seja feita uma previsão de pagamentos, seja as despesas mensais ou mesmo as extras que ocorrem quando menos esperam, assim conseguirá prever qual será o seu saldo no final do mês sem grande esforço.

O que é necessário num planeamento financeiro pessoal

No caso das despesas, é importante colocar todas as despesas físicas existentes, como a água, luz, gás, etc, assim como os empréstimos existentes ou possíveis despesas “fixas” extra, como é o caso de alimentação, combustível, transportes públicos, etc.
Devem também ser mencionadas todas as despesas extra, como é o caso das idas ao médico, das despesas de farmácia, das idas ao cabeleireiro, das compras de vestuário, etc.
Podem também ser colocados todos os bens patrimoniais que possam, de alguma forma ou em qualquer momento, ser convertidos em dinheiro, como a habitação própria, o seu automóvel, a sua mobília, o seu aparelho de televisão, etc.
Por outro lado, devem ser mencionadas todas as receitas provenientes de cada um dos membros da família, seja o ordenado, seja algum dinheiro extra que é conseguido com trabalho em part-time ou mesmo alguma venda que seja feita. Os subsídios e pensões existentes devem igualmente comparecer no planeamento mensal.

Analisar o seu Planeamento Financeiro Pessoal

O principal objectivo da elaboração e manutenção do seu planeamento financeiro pessoal é a previsão e análise detalhada de todas as receitas e gastos existentes num mês, conseguindo assim prever qual é o seu ponto de equilíbrio.
O ponto de equilíbrio é extremamente importante de encontrar, já que é através desse valor que poderá encontrar o valor exacto de receitas e despesas que são necessárias para não passar dificuldades financeiras no final do mês. Isto é, analisando todas as receitas que existem mensalmente, para encontrar o ponto de equilíbrio financeiro é importante que tenha no máximo 75% de despesas, conseguindo assim evitar a ruptura financeira e gerir da melhor forma possível o existente.

Conclusão

Assim, o planeamento financeiro pessoal funciona como uma espécie de objectivos planeados a curto, médio e longo prazo. Apesar de todas as despesas estarem discriminadas e assim ser possível analisar para onde e quando é que o seu dinheiro vai mensalmente, é no ponto de equilíbrio e no “lucro” existente em cada mês que vai conseguir atingir os seus objectivos, fazendo mudanças a cada mês que passa e aumentando assim a sua liquidez mensal.
LER TAMBÉM  Costuma guardar os recibos e as facturas? É boa ideia fazê-lo
3

Sem comentários

Deixe o seu comentário