pilares das finanças pessoais

Os 5 Fantásticos Pilares das Finanças Pessoais

pilares das finanças pessoaisGostava de aprender mais sobre finanças pessoais, mas este tema é tão grande e diverso que não sabe por onde começar?

Também estava neste ponto e precisei de vários meses para organizar as minhas finanças e estabelecer algumas regras que me acompanham diariamente.

Hoje venho aqui partilhar os 5 pilares das finanças pessoais que todos devemos seguir. Veja se já segue alguns deles.

Sabe qual é a regra mais importante das finanças pessoais? Comecemos por ela.

 

Não gastar mais do que ganha

Não importa se tem rendimentos baixos ou elevados, se ganha 500, 2000 ou 10.000 euros por mês. Se gasta mais do que ganha, então está com problemas de falta de dinheiro. Endividar-se e viver acima das suas possibilidades vai torná-lo cada vez mais pobre com o tempo.

Quer saber se isto se aplica a si? Prepare o seu orçamento familiar e calcule o valor do seu património. A informação para o fazer está nos artigos anteriores deste blogue.

Se não gasta mais do que aquilo que os seus rendimentos permitem, então não terá grandes problemas financeiros.

O problema é que esquecemo-nos frequentemente disto e começamos a fazer compras impulsivas, quer seja por causa de um anuncio publicitário ou por querer viver um estilo de vida que não está ao nosso alcance.

 

Poupe parte dos seus rendimentos

É provável que a maior parte de nós já tenho ouvido este conselho: devemos poupar pelo menos 10% do que ganhamos. Mas há mais. Penso que poupar, apenas por poupar, não é algo que nos motive, razão pela qual há tantas pessoas que preferem usar o seu dinheiro aqui e agora, em vez de o guardar para um futuro desconhecido.

LER TAMBÉM  Decisões que marcam as nossas finanças pessoais

Faz muita diferença quando estabelecemos metas específicas para a poupança, nomeadamente:

  • Poupar para construir uma casa,
  • Poupar para comprar um computador,
  • Poupar para a educação dos filhos,
  • Poupar para a reforma,
  • Etc.

Os motivos podem ser muitos, mas se for algo importante para si, então terá “coragem” para continuar a poupar. Então o que há a fazer é estabelecer a sua meta, e quando for uma meta grande, como por exemplo construir uma casa, divida-a por etapas mais pequenas.

 

Ter uma boa comunicação em casal

Uma boa comunicação ajuda não só a ter umas finanças mais saudáveis, como também a ter uma relação mais duradoura. Sei que tocar no tema do dinheiro pode ser sensível e desperta emoções, mas é algo que tem de ser feito, e quanto mais tarde isso acontecer, pior.

Para começar, precisa de ganhar a confiança da sua “cara-metade” para que ela também queira melhorar a situação. É mais fácil quando ambos lutam pelo mesmo objectivo. E digo-o por experiência própria.

Assim que tiver a sua esposa/o ao seu lado e disposta a trabalhar consigo, procurem ter alguns minutos por dia, ou uma vez por semana para falar sobre as vossas finanças pessoais.

Este tempo é bom para fazerem em conjunto o orçamento familiar, rever o que é preciso melhorar, que avanços foram feitos e para estabelecer novas metas financeiras para o futuro.

 

Evite as dívidas

Já ouviu dizer que as dívidas são o pior inimigo no caminho para a segurança e liberdade financeira? Se é nosso leitor habitual, então já terá lido isto mais do que uma vez. Falamos frequentemente que devemos evitar as dívidas a todo o custo, e que aprender a depender apenas do nosso dinheiro.

LER TAMBÉM  Como poupar dinheiro nas prendas do dia do Pai

Isto significa:

  • Não usar os limites dos cartões de crédito.
  • Não compre coisas a prestações
  • Não peça dinheiro emprestado a família, amigos etc.

Para isto também ajuda ter um orçamento familiar. Se sabe administrar bem o seu dinheiro, então não tem necessidade de contrair dívidas.

Muitas vezes ouvimos dizer que temos de contrair dívidas para ter objectos que desejamos. Esta é a mentira em que eu próprio acreditei durante muito tempo.

E uma das razões pela qual acreditamos nisto é porque somos impacientes e a nossa mente diz-nos:

  • Quero ter isto agora, apenas assim vou ser feliz.
  • Não estou disposto a esperar até ter dinheiro, quero ter já.
  • Se não comprar a crédito, nunca terei o que quero.
  • Conheço-me bem e sei que não sou bom a poupar.

Agora digo-lhe: se você é capaz de pagar as prestações de um empréstimo, então também é capaz de poupar esse dinheiro.

 

Procure sempre aprender mais sobre finanças pessoais

Sejamos sinceros. Quer seja na escola ou na universidade, pouco nos ensinam (ou nada) sobre finanças pessoais.

É por esta razão que há tantas pessoas a gastar dinheiro como se não existisse o dia seguinte. Esperam que o governo lhes resolva os problemas, ou então dão simplesmente a desculpa que são pobres mas felizes, ou dizem que são pobres e assim vão morrer.

Trabalhar no sentido de melhorar as finanças pessoais não significa aproveitar menos a vida, ser infeliz ou viver miseravelmente. Ter umas finanças pessoais saudáveis é ter paz mental, procurar melhorar permanentemente e atingir as metas definidas por nós.

Não se feche dando desculpa que a responsabilidade está nos outros. Você é o único responsável pela sua situação.

LER TAMBÉM  Ideias que funcionam para ganhar dinheiro na Internet

Não importa se actualmente ganha pouco ou muito, se tem um título universitário ou não. Se não aprender a gerir o seu dinheiro, nunca poderá ir longe.

Agora há muitos blogues e canais no YouTube sobre finanças pessoais. Isso é algo que pessoalmente me alegra muito porque abre muitas opções para aprender mais sobre este tema.

 

Use esta informação para criar os seus pilares das finanças pessoais

Assim, em vez de criticar a informação, pergunte a si próprio: O que de bom posso retirar desta informação? Quais são os conselhos que me podem ajudar a melhorar as minhas finanças pessoais? Como posso colocar tudo isso em prática?

 

Espero que este artigo o tenha ajudado a reflectir sobre a forma como tem vindo a lidar com as suas finanças pessoais e que comece a procurar a melhor forma de melhorar a sua situação financeira.

Quais destes pilares das finanças pessoais já segue? Quais vai começar a seguir? Espero os seus comentários.

1

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.