Países produtores de petróleo

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Países produtores de petróleoO petróleo é o ouro negro do mundo. O petróleo faz mover o mundo: com ele fabrica-se gasolina, plástico e uma enorme gama de derivados.

Portugal não é um país que produza petróleo, ou pelo menos não em quantidades relevantes, estando sujeito à volatilidade de preços nos mercados.

Por exemplo, nestes últimos dois anos os preços do petróleo chegaram a mínimos históricos que permitiram uma boa poupança para os países importadores como Portugal… mas se tivessem aumentado, os preços aumentariam em cadeia, começando pelos combustíveis e com um impacto ainda maior no custo de vida no país.

 

Como é fixado o preço do petróleo?

O preço do petróleo é ficado em barris, em vez de litros ou galões, e como o petróleo é um bem estável, o seu preço é fixado com base na oferta e na procura.

Tudo começou em 1960 quando por iniciativa da Venezuela, cinco países, de entre os mais importantes produtores de petróleo do mundo, reuniram-se em Bagdade e fundaram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo. Actualmente esta organização tem treze países e representa 45% da produção mundial.

petróleoEsta organização controla com base na produção o nível de petróleo existente no mundo para fixar o preço e não deixar que a volatilidade deixe os mercados descontrolados, como aconteceu na década de 70 com a crise do petróleo nos Estados Unidos.

Em contrapartida, os países fora da organização, como a Rússia, controlam a sua produção e os preços de forma unilateral, valendo-se disso muitas vezes e utilizado o petróleo como arma económica para com os países clientes (e fazendo o mesmo com o gás).

 

Os principais países produtores de petróleo

Os principais países produtores de petróleo do mundo não são exactamente os membros da OPEP, mas pouco falta.

A lista dos principais países produtores de petróleo não é fixa. Com efeito, recentemente a Venezuela, um dos países do “top ten” caiu para o décimo terceiro posto, estando em debate se é uma causa ou um sintoma da crise venezuelana.

LER TAMBÉM  Como evitar as burlas no arrendamento de casa

Segundo informações da CIA, apresentamos os principais países produtores de petróleo do mundo.

opep

10 – Kuwait

É o décimo país produtor do mundo. A sua produção é de cerca de 2,7 milhões de barris de petróleo, e representa cerca de 3% da produção total do mundo. Esteve na origem da famosa guerra do Golfo nos anos 90 quando foi invadido pelo Iraque.

Estima-se que as suas reservas têm uma duração de 100 anos, sendo uma base sólida de rendimentos para o país.

 

9 – México

O México é o nono país exportador do mundo e produz cerca de 2,85 milhões de barris, com grandes prospecções em curso e a descoberta de novos poços petrolíferos com grandes reservas para o futuro.

Os rendimentos pelas suas exportações petrolíferas significam 10% dos rendimentos totais do país.

 

8 – Irão

O Irão produz 3.4 milhões de barris, e graças às suas reservas e poços ainda por explorar, é considerado um país das chamadas ‘superpotências’.

Esses 3,4 milhões de barris representam 5,1% do total do petróleo em movimento no mundo. O dinheiro gerado com estas exportações representa 60% dos rendimentos totais do Irão.

E isso sem contar com as suas reservas que garantem imensos rendimentos, não só com o petróleo, mas também com a produção de electricidade e gás. O Irão ainda deverá dar muito que falar.

 

7 – Emirados Árabes Unidos

Os Emiratos Árabes Unidos são uma federação na Península Arábica formada por Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah.

Juntos produzem cerca de 3.5 milhões de barris, principalmente em Abu Dhabi, Dubai e Sarja, os principais centros de extracção do ouro negro nos Emirados Árabes Unidos.

Têm uma reserva de aproximadamente 100 mil milhões de barris.

Apesar de tudo, o Dubai prepara-se para se emancipar da produção de petróleo e baseia cada vez mais a sua economia no turismo e nos negócios.

 

6 – Iraque

O Iraque está a ser seriamente castigado pelos seus problemas geopolíticos, por lutas internas, a Al-Qaeda, o Daesh, e é um país fustigado por uma intervenção militar com mais de dez anos de duração.

Apesar disso, o Iraque é o país com a quinta maior reserva mundial de petróleo, tendo a maioria dos poços de petróleo ainda por explorar. Mesmo assim, produz cerca de 4 milhões de barris de petróleo, que fornecem 94% da energia do país e 66% dos rendimentos totais do país.

LER TAMBÉM  Compradores impulsivos

Espera-se um excelente futuro para este país se conseguir resolver os seus problemas.

 

5 – Canadá

O Canadá tem apenas 0,5% da população mundial, mas produz mais de 5% do petróleo do mundo.

Produz cerca de 4,5 milhões de barris e as suas reservas poderão alcançar os 180.000 milhões de barris, sendo a terceira maior reserva de petróleo do planeta.

O “problema” do Canadá é que a maioria das suas reservas está em areias betuminosas, o que complica a sua extracção. À medida que a tecnologia de extracção for evoluindo e a extracção se for tornando mais viável, a produção de crude canadiano deverá crescer.

 

4 – China

A produção de petróleo na China tem aumentado de forma constante nos últimos cinquenta anos, tendo havido um inesperado e grande crescimento nos últimos quinze anos, muito graças à abertura económica implementada pelo governo.

Produz cerca 4.6 milhões de barris de crude, mas ainda assim consome mais do que produz, continuando a ser um país importador de crude, especialmente da Rússia e de outros países asiáticos e árabes.

As suas reservas são modestas, mais ou menos, 20 mil milhões de barris, mas espera-se que graças ao fracking (fractura hidráulica) a produção e reservas cresçam consideravelmente.

 

3 – Rússia

A Rússia é um gigante em tudo e o petróleo não é excepção.

Com uma produção de 11 milhões de barris de petróleo, representa 13-14% do total do crude produzido em todo o mundo.

As suas reservas são as terceiras maiores no mundo, sem contar com o crude escondido sob o gelo da Sibéria e do norte da Rússia, na região do Ártico, também sob um grosso e sólido gelo.

Recordemos que a Rússia representa, em termos de extensão, uma sexta parte do território total do planeta, o que nos permite ver que não está a explorar a totalidade dos seus recursos.

 

2 – Arábia Saudita

Até há pouco tempo era o maior produtor mundial de crude, com quase 12 milhões de barris de petróleo. Somente as suas reservas de crude representam 5% do crude existente actualmente em todo o mundo, e uma grande parte ainda não foi explorada.

Devido à diminuição da produção resultante do aumento de consumo de outro tipo de energias e combustíveis, perdeu o primeiro posto.

LER TAMBÉM  A divida externa no mundo

 

1 – Estados Unidos

Graças ao fracking e ao aumento da exploração de jazidas de petróleo, os norte-americanos lideram o ranking mundial com quase 14 mil milhões barris de crude. Devido a ter havido um grande investimento em tecnologia, foi possível implementar métodos modernos de extracção de crude, como em areias betuminosas e de xisto.

Apesar de ser o maior produtor de crude mundial, os EUA têm o mesmo problema da China: importam grande quantidade de petróleo do México e do Canadá, outros dois grandes países produtores, pois a procura ainda continua a ser superior à capacidade de produção.

combustíveis

Os países com maiores reservas de petróleo mundiais

Não é por ser um país produtor de petróleo que as condições de vida e a estabilidade politica nesse país são melhores. Talvez possamos ver isso numa melhor perspectiva olhando para os maiores países produtores de petróleo no mundo. Vamos conferir os países que têm, para além de uma grande produção, uma reserva que lhes poderia garantir estabilidade no futuro.

 

Os principais países com as maiores reservas de petróleo do mundo são:

(os números são em milhares de milhões)

  1. Venezuela – 297,6
  2. Arabia Saudita – 267,9
  3. Canadá – 173,1
  4. Irão – 154,6
  5. Iraque – 141,4
  6. Kuwait – 104
  7. Emirados Árabes Unidos – 97,8
  8. Rússia – 80
  9. Líbia – 48
  10. Nigéria – 37,2
  11. Cazaquistão – 30
  12. Qatar – 25,380
  13. Estados Unidos da América – 20,680
  14. China – 17,300
  15. Brasil – 13,150
  16. Argélia – 12,200
  17. Angola – 10,470
  18. México – 10,260
  19. Equador – 8,240
  20. Azerbaijão – 7

produção de petróleo

Os principais países exportadores de petróleo

E para finalizar, é necessário saber quais são os países exportam muito e que baseiam a sua economia essencialmente no petróleo. Vemos casos como o Irão, México ou Venezuela que devido à baixa do preço do petróleo têm visto a sua economia ser fortemente afectada.

Com esta última lista poderá ver melhor a saúde dos países e qual é o que controla melhor o seu petróleo.

Em África: Argélia, Angola, Líbia e Nigéria.

No Médio Oriente temos a Arabia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Iraque e Kuwait.

Na América do Sul temos o Equador e a Venezuela.

E por último os grandes produtores e exportadores, que não são membros da OPEP, são o Canadá, o Sudão, o México, o Reino Unido, a Noruega, a Rússia e Omã.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...