Princípios Zen do bom empreendedor
Uma das principais orientações que é preciso adoptar é eliminar a desordem. O Zen caracteriza-se por primar pela ordem, tanto das pessoas como das coisas, já que tudo o que esteja desordenado será um obstáculo e uma barreira que vai impedir o crescimento. Este princípio pode ser levado à prática de diferentes formas, seja utilizando ferramentas de gestão eficientes, seja arquivando todos os documentos e papeis para que estejam sempre organizados.
E muito importante: cuidado com o correio electrónico porque ocupa demasiado tempo. O ideal é tê-lo sempre muito bem organizado e optar por comunicações curtas.
A simplicidade é outra das linhas orientadoras. É preciso aplicá-la a todos os processos e deixar de lado as complicações. É conveniente simplificar e racionalizar para ser mais eficiente e fazer qualquer trabalho no menor tempo possível. Algo que para ser conseguido se pode recorrer ao apoio das novas tecnologias.
Mas tenha cuidado porque isto não implica ter que fazer todas as tarefas rapidamente. É preciso não se esquecer de meditar e de tomar as decisões com calma, para que sejam tomadas sem precipitações, por mais intuição e experiência que se tenha.
E quando surgem problemas (algo muito habitual quando se é empreendedor), a recomendação Zen é fazer uso da educação e da inspiração. Para além disso, a autenticidade é também um must. É conveniente mostrar-se tal e qual como você é, e realizar todas as acções de forma consequente.
Também é vital integrar o lazer e o negócio, algo que muitos empreendedores de início têm dificuldade em fazer porque a empresa requer mais tempo de dedicação. No entanto, é conveniente guardar momentos para o seu divertimento ou para o relax, de forma a conseguir uma maior satisfação pessoal e consequente sucesso nos negócios.