Como Economizar Dinheiro

O que são as taxas de aeroporto?

taxas de aeroporto

Quando compramos um bilhete de avião, sobretudo quando o preço é muito atractivo, verificamos surpreendidos que raramente o preço que pagamos no final é o que tínhamos visto na oferta. Isto deve-se ao facto do preço do bilhete geralmente aumentar devido a duas situações: as taxas do aeroporto e outros gastos de gestão, pelo que normalmente pagamos o valor que nos é pedido sem saber muito bem o que estamos a pagar.

Podemos dizer que as taxas do aeroporto são os impostos que os próprios aeroportos facturam às companhias aéreas para lhes permitir o trânsito dos seus aviões (aterragens e decolagens).

Estas taxas não têm nada a ver com as companhias aéreas, agências de viagens ou qualquer outros agentes aeroportuários O seu valor nunca é fixo, uma vez que dependem da cidade para onde se vai voar, qual o tipo de voo, e se esse voo é directo ou se vai ser necessário efectuar alguma escala técnica.

Existem certos países onde para além das taxas dos aeroportos, são cobradas outras taxas directamente impostas pelos governos e que não estão incluídas no preço do bilhete, pelo que se viajarmos para algum desses países, teremos de as pagar directamente no aeroporto de destino.

Por outro lado, se comprarmos um bilhete de avião numa agência de viagens ou directamente num balcão de uma companhia aérea, teremos de pagar os gastos derivados da gestão do bilhete que nos é vendido pelos empregados da companhia ou da agência para que possamos voar, são os chamados gastos de gestão. Por essa razão, quando compramos os bilhetes através da Internet não iremos pagar nada em relação a este tipo de custos, já que a dita gestão é feita por nós próprios.

No entanto, e por outro lado, também não nos livramos de pagar outros custos, já que é preciso pagar os denominados encargos pela emissão dos bilhetes de avião, o que nada mais é do que mais uma forma de rendimento das companhias ou das agências de viagem que vendem os bilhetes através da Internet.

Imagem @Håkan Dahlström

Exit mobile version