Como Economizar Dinheiro

O que é salário emocional e como este ajuda a motivar os funcionários

Quando falamos em salário, vem à mente o conceito tradicional do dinheiro que uma pessoa recebe pelo trabalho que faz para uma empresa. O salário é, sem dúvida, uma das chaves para atrair e reter talentos, mas é claro que não é a única. Nos últimos anos, o conceito de “salário emocional” vem ganhando relevância.
Mas o que é o salário emocional? Como podemos implementá-lo em nossa empresa? Quais são seus benefícios?
O objetivo deste artigo é fornecer respostas a essas e outras questões relacionadas ao salário emocional, para que seja fácil tomarmos as decisões adequadas para integrá-lo em nossa estratégia de recursos humanos.
salário emocional

O salário emocional: chaves para melhorar o compromisso dos funcionários

O que é o salário emocional?

O salário emocional é a soma de todos os incentivos não financeiros que uma empresa oferece para melhorar a motivação e o compromisso dos seus colaboradores. Ao contrário do salário económico que é facilmente quantificável, o salário emocional que uma empresa oferece é mais difícil de determinar.
Embora seja um conceito relativamente novo, já existe há muito tempo. As empresas que procuram atrair os melhores talentos não podem mais competir apenas com altos salários, elas precisam dar algo mais aos seus potenciais colaboradores.
Em hubs de tecnologia como São Francisco (Silicon Valley), onde muitos perfis escasseiam devido à alta procura das empresas, o conceito de salário emocional começou a popularizar-se. As empresas perceberam que era mais eficaz oferecer aos candidatos uma qualidade de vida no trabalho superior em vez de um salário mais alto.

Benefícios do Salário Emocional

Embora a atração de talentos seja um dos principais benefícios dessa prática, diversos estudos sugerem que é uma ferramenta muito eficaz para reduzir o absentismo e obter maior compromisso dos colaboradores. 
Quando um funcionário se sente feliz numa empresa (isso atende às suas expectativas profissionais e pessoais), é menos provável que ele saia por um salário mais elevado. Para além disso, os colaboradores tendem a perceber positivamente todos os extras que a empresa oferece para melhorar a motivação da equipa e compensá-la na forma de esforço e compromisso.
Também é importante notar que o salário emocional geralmente tem custos mais baixos do que o salário econômico. A percepção positiva que o trabalhador tem por euro investido no salário emocional é superior à do salário económico. É importante lembrar também que muitas ações para melhorar a motivação e felicidade dos colaboradores não têm custos para a empresa.

Exemplos de salário emocional

Agora que sabemos o que é salário emocional e quais são seus benefícios, vamos ver alguns exemplos que nos ajudarão a esclarecer um pouco mais este assunto. Com base nesses exemplos, você pode definir seu próprio plano salarial emocional para a sua equipa ou empresa.
De todos estes exemplos, podem surgir novas ideias ou mesmo variações delas mais adaptadas às necessidades e objetivos da empresa. Se você já tentou alguma outra proposta salarial emocional que não mencionamos nesta lista, pode nos deixar um comentário para que possamos analisá-la e adicioná-la a este plano.
Para além destes exemplos de salário emocional, existem muitos outros igualmente interessantes. Para encontrar os mais relevantes para os seus funcionários, às vezes basta perguntar. Se entendermos quais são as necessidades e preocupações da nossa equipa, podemos encontrar soluções que os ajudem a atendê-los, melhorar sua felicidade e com ela o seu compromisso para com a empresa.
Agora que você conhece o significado de salário emocional e alguns exemplos, conte-nos. Você pratica-o na sua empresa? Que estratégias você usa? Quais foram os resultados obtidos?
Exit mobile version