O MBA (em inglês: Master of Business Administration – MBA) é um programa “generalista” que prepara os participantes para assumirem postos de responsabilidade nas empresas.
Os participantes de um MBA adquirem conhecimentos gerais em diferentes áreas de uma empresa e assumem uma visão global e estratégica da mesma. Por sua vez, os participantes aprendem que é fundamental ter capacidades de liderança, trabalho em equipa e resolução de conflitos na gestão empresarial. O MBA, na modalidade Full-Time, existe há mais de um século nos Estados Unidos e começou a expandir-se na Europa nos anos 50. Inicialmente eram poucos os que possuíam um MBA, pelo que os participantes tinham a garantia de irem preencher postos de responsabilidade e um grande aumento salarial.
Atualmente o MBA está muito difundido e perdeu alguma força. Por um lado, o número de profissionais que possui um MBA é cada vez maior. Por outro lado, há muitas universidades e politécnicos que reduziram os requisitos de admissão. Em consequência, o MBA deixou de ser uma garantia de sucesso profissional. Apesar de tudo, ter um MBA continua a ser uma excelente forma de abrir muitas portas a nível profissional. Quem consegue realizar um MBA de prestigio pode vir a conseguir alcançar um salário anual de 100.000 euros num prazo de apenas três anos, e um aumento de salário na ordem dos 40% após finalizar o MBA. Todos quantos decidam realizar um MBA de menor renome também irão beneficiar deste curso, já que poderá dar um impulso à sua carreira profissional.
Existem vários modelos de MBA: Full-Time MBA, Part-Time MBA, Executive MBA, Specialist MBA, E-MBA, International MBA.
Indice
Full-Time MBA (a tempo inteiro)
Este é o modelo mais tradicional de MBA. Nos Estados Unidos a duração deste programa é de dois anos,enquanto na Europa costuma ser de um ano.
Este programa é dirigido a jovens com titulo universitário. Em principio, os participantes devem ter pelo menos 3 anos de experiência. Não obstante, há muitas universidades que não exigem experiência laboral.
As universidades que oferecem MBA’s de prestigio são mais rigorosas com os requisitos de admissão e pedem uma nota determinada no exame GMAT (Graduate Management Admission Test). Este exame é realizado em inglês e mede a capacidade verbal, matemática e analítica do estudante.
Part-Time MBA (a tempo parcial)
O MBA a tempo parcial apareceu em inícios dos anos 90. Este programa costuma ter uma duração de dois anos na Europa e a carga horária costuma ser menor do que num MBA a tempo inteiro.
O MBA a tempo parcial é dirigido a profissionais no ativo, normalmente jovens. A vantagem principal deste modelo de MBA é que os participantes não têm de renunciar ao seu trabalho atual e assim conseguem diluir melhor o custo do programa. Outra vantagem é que os participantes podem explorar nas aulas situações reais das empresas.
Executive MBA
O Executive MBA é um programa a tempo parcial. A diferença entre este programa e o descrito anteriormente é o perfil dos participantes. Para aceder ao Executive MBA é imprescindível ter uma sólida experiência laboral de mais de 5 anos, e pelo menos 3 anos num posto de responsabilidade. É frequente haver empresas a financiar este curso a certos empregado para que este possam assumir postos de maior responsabilidade.
Specialist MBA
Existe uma série de MBAs dirigidos a uma determinada especialidade. A especialidade pode ser por exemplo Financeira, Consultoria, Direção Comercial e Marketing, Gestão do Meio Ambiente ou Aeroespacial.
Estes programas despertaram uma grande polémica pois o objetivo de um MBA devia ser o de oferecer uma visão global da empresa. A especialização não devia ser adquirida através de um MBA, mas através de outro tipo de pós-graduação.
E-MBA
Este programa é realizado através da Internet e há cada vez mais profissionais e executivos a aderir a este tipo de programa. O grande atrativo do E-MBA é que o participante pode realizar o programa ao seu próprio ritmo, ou seja este MBA permite gerir melhor os estudos, o trabalho e a vida pessoal.
International MBA
Este programa costuma ser realizado em inglês e participam estudantes de diversos países. A vantagem de realizar este tipo de programa está no fato de serem adquiridas duas competências muito importantes no mundo laboral atual: o domínio do idioma inglês e o conhecimento de distintas culturas.
Se possível, o melhor será optar por frequentar um em Inglaterra ou nos Estados Unidos. A vantagem de estudar num destes países é nos podemos adaptar rapidamente ao inglês. Por outro lado, o fato de estudar noutro país é prova que se possui uma grande capacidade de adaptação.