O que é a procura de mercado?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

A procura é um princípio económico que descreve o desejo do consumidor e a sua vontade para pagar o preço de um determinado bem ou serviço. Mantendo os demais factores constantes, o preço de um bem ou serviço aumenta ao aumentar a procura deste e vice-versa. A procura, juntamente com a oferta é um dos princípios fundamentais para o estudo da economia e compreender o seu funcionamento é essencial para entender a economia.

Num mercado, a procura é a soma de todas as procuras a nível individual. Muitas empresas gastam valores consideráveis para determinarem a “quantidade” da procura do publico em relação aos seus bens e serviços. Se as estimativas não forem feitas da forma mais correcta irão ganhar menos do que poderiam ou então incorrer em percas de houver excesso de produção. Representado num gráfico onde o eixo do X é o valor da procura e o eixo do Y é o preço do produto, a linha da procura tem tendência negativa, o que quer dizer que tem uma relação inversamente proporcional ao preço. Quanto maior for o preço do produto, menor será a procura, uma vez que menos pessoas estarão dispostas a pagar esse preço. Embora a linha seja uma curva, em muitos casos é simplificada como sendo uma linha recta.

Um deslocamento ao longo da curva da procura é obtido quando se muda o preço do produto. Ao aumentar o preço, o valor da procura irá deslocar-se para a esquerda enquanto que ao diminuir irá deslocar-se para a direita. No entanto, existem outros factores que podem deslocar não apenas um ponto na curva, como a curva em si. As mudanças tecnológicas e um aumento da população podem deslocar a curva para a direita. Isto quer dizer que com o mesmo preço os consumidores podem comprar mais.

curva da procura

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...